ÁFRICA DO SUL - Copa do Mundo: muitas iniciativas da Igreja sul-africana em favor dos torcedores do mundo inteiro


Os torcedores de todo o mundo estão diante das televisões para acompanhar os jogos da Copa do Mundo realizados na África do Sul. Enquanto isso, a Igreja Católica sul-africana multiplica as iniciativas para ajudar espiritualmente os fãs que chegaram ao país para ver os jogos.

A Conferência Sul-Africana dos Bispos (SACBC), além promover o site www.churchontheball.com e a “Copa da Paz” distribuiu um folheto de oração e para a liturgia a cada torcedor que deseja. O livrinho inclui também uma breve história da Igreja Católica sul-africana e uma lista das paróquias mais próximas aos estádios onde estão sendo disputados os jogos. O livrinho pode também ser baixado em formato eletrônico do site churchontheball.com.

Segundo “The Southern Cross”, o principal jornal católico sul-africano, Pe. François Dufour, coordenador do programa pastoral da SACBC para os jogos de futebol se lamentou do fato que a Igreja Católica não obteve a colaboração da FIFA para oferecer assistência espiritual aos torcedores que chegaram de várias partes do mundo.

Cada paróquia lançou algumas iniciativas para encontrar os torcedores. A Catedral do Sagrado Coração de pretória faz parte de um organismo ecumênico, denominado “Tshwane Leadership Foundation”, que promoveu a iniciativa “Better World Village-World Cup 2010”. Ela consiste em transformar o parque Burgerspark, um dos mais populares da cidade, no “World Cup Village”. O objetivo da iniciativa é reunir torcedores de várias classes sociais, etnias, línguas, nações. "Não se trata somente de se divertir" – explicou à “The Southern Cross”, Pe. Victor Phalana, responsável pela iniciativa – mas é também uma ocasião de diálogo. "Examinaremos problemas como os sem-teto, os meninos de rua, a pobreza, a AIDS, o tráfico de seres humanos, a criminalidade e a droga".

FONTE: Agência Fides - 17/06/2010

Comentários