Os jovens missionários do Peru convidam a celebrar uma Páscoa Missionária: “semeia esperança e anuncia o amor”

Entusiasmados por seu engajamento em despertar o espírito missionário de seus coetâneos, os membros do movimento "Jovenes Sin Fronteras" preparam a XXIX Páscoa Juvenil Missionária, que reúne anualmente centenas de jovens provenientes de escolas, paróquias, universidades e institutos de Lima. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Peru enviaram à Agência Fides a nota de preparação deste grande evento, que se será celebrado nos dias 1, 2 e 3 de abril.
“Jóvenes Sin Fronteras”, Movimento Missionário Juvenil das POM, promove esta celebração desde 1981, com o objetivo de propor aos jovens uma alternativa para viver plenamente a sua Páscoa. A cada ano, o grupo de coordenação apresenta um tema atual, escolhido especialmente pelos jovens para consentir a todos de interiorizar e aprofundar o mistério do Tríduo Pascal. Este ano, o slogan é: “Ouse! ... Com a força da sua juventude, semeia esperança e anuncia o amor”. A mensagem convida os jovens a assumir o desafio de anunciar Cristo no mundo de hoje, revelado o papel importante que desempenham em nossa sociedade como principais portadores de uma mensagem de paz e de esperança.
A Páscoa Juvenil Missionária oferece um espaço para um encontro pessoal com Cristo e para o intercâmbio de experiências através do trabalho de grupo. Apresenta-se também aos participantes a realidade que todos os continentes enfrentam hoje, de modo que cada um possa sentir as grandes necessidades de todo o mundo e os jovens se conscientizem de que a missão se estende além de nossas fronteiras.
Cada dia será abordada uma mensagem diferente: na Quinta-feira Santa, o tema será a Eucaristia, com o convite “Encontre sua força na Eucaristia”, destinado a explicar que Cristo nos espera na Eucaristia para nos transmitir a força de que precisamos. Sexta-feira Santa, será debatido o tema “A Cruz: símbolo de esperança e de vida”, com o objetivo de ver a Cruz como ato de amor que deposita em nós uma nova esperança para vivermos em plenitude. Sábado Santo o tema será “Cristo ressuscitou... Anuncie um mundo de amor”, para convidar os jovens a não se calar sobre sua experiência missionária destes três dias.
FONTE: Agência Fides - 24/03/2010

Comentários