Maria coroada “Rainha das Missões” no início da Assembléia Anual dos Diretores diocesanos das POM da Argentina.


AMÉRICA/ARGENTINA - No dia 23 de fevereiro, haverá na paróquia de Santa Maria de Betania, em Buenos Aires, a solene coroação de Maria, “Rainha das Missões”, em coincidência com a celebração da Missa de abertura da Assembléia Anual dos Diretores diocesanos das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Argentina. O rito será presidido por Dom Adriano Bernardini, Núncio Apostólico na Argentina. Participarão da celebração também Bispos e sacerdotes, entre os quais o Diretor nacional das POM, Padre Osvaldo P. Leone. Após a celebração, a imagem de Maria coroada Rainha será levada em procissão desde a igreja até a sede nacional das POM.
As POM da Argentina prepararam uma site para ilustrar a devoção a Maria Rainha das Missões. O portal contém a história da devoção, o significado da imagem, a novena em honra de Maria Rainha das Missões, artigos sobre a Virgem nas missões, o Terço Missionário, as orações marianas, hinos das missões a Maria e uma galeria de imagens muito ampla.

Lendo a história da devoção, entende-se que o título “Rainha das Missões” surgiu possivelmente apenas na primeira metade do século XX. Na Espanha, os missionários Vicentianos publicaram de 1935 a 1956 uma revista chamada “Rainha das Missões”, na qual se diz que na década de 30, Maria fora assim intitulada. Todavia, sua inserção oficial entre os títulos marianos, por parte da Igreja, foi mais tardia. Na invocação final à Virgem, nos documentos missionários modernos do século XX escritos por Benedetto XV (Carta Apostólica Maximum illud, 1919), Pio XI (Encíclica Rerum Ecclesiae, 1926) e Pio XII (Encíclica Fidei Donum, 1957) Maria é sempre chamada “Rainha dos Apóstolos”, com exceção da Encíclica Princeps Pastorum de João XXIII, de 1959, na qual é invocada como “Rainha das Missões”.
FONTE: Agência Fides - 09/02/2010

Comentários