Com a festa de santa Teresinha do Menino Jesus, patrona das missões, iniciou ontem o mês missionário, que culminará com a Jornada missionária mundial,

Cidade do Vaticano– Com a festa litúrgica de santa Teresa de Lisieux (1873-1897), proclamada em 1927 a patrona das missões, juntamente com são Francisco Xavier, em 1° de outubro, iniciou o mês missionário, que terá o seu ápice na celebração da Jornada missionária mundial, no penúltimo domingo do mês, que este ano será dia 18 de outubro. Em alguns países, a Jornada foi transferida para outro domingo. Outubro foi escolhido como mês missionário como lembrança da descoberta do continente americano, que abriu uma nova e importante página na história da evangelização.

Na Itália e em diversos países, onde a iniciativa segue uma longa tradição, as quatro semanas de outubro são dedicadas cada uma a um tema específico. Os subsídios para a animação, elaborados pelas Pontifícias Obras Missionárias da Itália, propõem que a primeira semana seja dedicada à contemplação, a segunda à vocação, a terceira à responsabilidade, a quarta à caridade e a última ao agradecimento.

Na mensagem que o Santo Padre Bento XVI enviou para a Jornada missionária mundial de 2009, intitulada “As nações caminharão à sua luz” (Ap. 21,24), o Papa lembra mais uma vez que “a Igreja não age para estender o seu poder ou afirmar o seu domínio, mas para conduzir todos a Cristo, salvação do mundo”, pois “o empenho de anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo... é sem dúvida um serviço prestado não apenas à comunidade cristã, mas também a toda a humanidade”.

Na capela da sede da Propaganda Fide, o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, dom Robert Sarah, presidiu ontem a concelebração eucarística em honra de santa Teresinha, contando com a participação do cardeal prefeito, do subsecretário, de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos da congregação e dos secretariados internacionais das Pontifícias Obras Missionárias.

FONTE: Agência Fides - 01/10/2009

Comentários