Rio Grande do Sul reúne Conselho Missionário Regional (COMIRE).

"Ir e fazer discípulos todos os povos" (Mt 28,19". Esta é a passagem do Evangelho escolhida para iluminar o encontro periódico dos Conselhos Missionários do Regional Sul 3. Realizado no dia 13, no Secretariado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), o evento reuniu aproximadamente 25 pessoas, entre coordenadores diocesanos de Pastoral, da Animação Missionária dos Conselhos Missionários (COMIDIS, COMIPAS) e da Infância e Adolescência Missionária, e tem o objetivo de refletir sobre as Santas Missões Populares.

Para ampliar a reflexão, a irmã Maria Saléria Mahle partilhou sua experiência das Santas Missões Populares que iniciou em 1990, no Sul do Pará. De acordo com a missionária, a missão deve ser realizada com o povo, a partir do povo, reconhecendo Deus nestas vidas. "Neste jeito de fazer missão - Mística/Militância - é importantíssimo que haja participação do povo que recebe formação para evangelizar", enfatizou a religiosa.

Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório (RS) e membro da Comissão Episcopal para a Missão Continental, também destacou a importância das dioceses pertencentes ao Regional estarem reunidos e refletindo as Missões. Para dom Jaime, é preciso manter viva essa chama nas paróquias e dioceses. "Temos o objetivo de animar nas dioceses o espírito missionário, propondo as Santas Missões Populares. Além disso, queremos dialogar sobre o Projeto Missionário que a CNBB - Regional Sul 3 desenvolve em Moçambique, oportunizando que mais pessoas possam participar", convidou dom Jaime.

O encontro ainda pretende elaborar a programação para o Encontro de Formação Missionária que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2009.

Fonte: CNBB

Comentários