Papa e ex-alunos debaterão sobre missão

O tema do tradicional encontro de verão do papa Bento XVI com os seus ex-alunos da Universidade alemã de Regensburg (Ratisbona) será a “Missão em perspectiva ecumênica”.

O seminário se realizará entre os próximos dias 28 e 31, no Centro de Congressos de Mariapolis, nas proximidades da residência papal de Castel Gandolfo. O encontro se encerrará com uma missa, presidida pelo pontífice.

No programa, estão previstas duas conferências principais, uma intitulada “Missão e agentes, a sua justificação e a sua forma atualmente”, ministrada pelo professor Peter Beyerhaus, e a outra com o tema “Igreja e a sua missão no diálogo com os homens e as diferentes religiões e culturas”, oferecida pelo professor Heinz Buerkle.

Beyerhaus é docente emérito de Missiologia e Teologia Ecumênica na Universidade alemã de Tubinga, enquanto Buerkle é professor emérito da Universidade de Ludwing-Maximilians, em Munique.

Os participantes são 42 ex-alunos que discutiram suas teses com o então teólogo e professor, Joseph Ratzinger, em seus anos como docente da Alemanha. Nem todos os membros do círculo são alemães: há diversos austríacos, um italiano, um português, um irlandês, um holandês, um coreano, um indiano, um canadense, e um aluno da África.

Entre os participantes, estará também o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schoenborn. A última edição do seminário, que se realiza anualmente, teve como o tema "Jesus histórico e a Paixão". A primeira foi em 1977.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários