Encontro Juventude Missionária do Sub Regional Nordeste 3– 24 a 26/04/2008

O encontro deu início às 14:00h do dia 24/04, sexta-feira com uma calorosa acolhida da JM de Bom Jesus da Lapa, logo em seguida, conduziu-se a oração inicial e apresentação dos participantes e assessores.
Tivemos a presença das Dioceses de Barra, Irecê, Bom Jesus da Lapa e como convidado especial a Diocese de Caetité. Compareceram ao todos, cerca de 32 jovens.
A metodologia usada no encontro foi o ESCUTAR, o APRENDER e o ANUNCIAR. No primeiro momento a Ir. Diva de Seabra, assessora da Juventude Missionária do Sub Regional nos conduziu à ESCUTA, a partir do texto do Evangelho de João 15... Quem ama permanece...
Momento forte que também marcou o tema da escuta foi a reflexão pessoal sobre os gritos que a vida nos mostra. Também o estudo com trabalho em grupo em torno da Palavra de Deus.
Cada grupo estudou e partilhou a experiência com os demais participantes.
A noite da sexta-feira foi um momento forte, onde pudemos conhecer e ver o rosto da Juventude Missionária do Sub Regional Nordeste 3:
- Diocese de Irecê – existem 05 grupos da JM na diocese e atuam a partir da missão nas comunidades, no serviço, valorizam também as datas comemorativas.
- Diocese de Bom Jesus da Lapa – existem 07 grupos espalhados pelas paróquias e atuam nos trabalhos de apoio ao abrigo, nas missões e no serviço...
- Diocese de Barra – existem 04 grupos nas paróquias e tiveram as seguintes atividades realizadas: Campanha da Fraternidade nas escolas, encontros junto com os adolescentes, formação específicas com os jovens, missões nas comunidades, reuniões mensais para formação, gincana jovem, celebração do DNJ, desperta jovem e participação nas Santas Missões Populares. Atividades a serem realizadas em 2009: Celebração de 15 anos dos (as) jovens, festa junina, formação, passeio missionário, Cristo Dance, criação do Conselho Municipal da Juventude, Conferência Municipal da Juventude, DNJ, missão nas comunidades, etc.
- Diocese de Caetité – existe apenas 01 grupo da JM na Paróquia de Pindaí. São jovens vindos da IM. Atuam valorizando as datas comemorativas com teatro, festival de cachorro-quente, dentre outras coisas para arrecadação de dinheiro para as missões. Algumas paróquias da diocese sentem interesse de criar a JM, pois, já existe forte a IAM.
Conclui a noite da sexta-feira com a Ir. Diva falando sobre a metodologia da Juventude Missionária.
No sábado dia 25/04 pela manhã, foi trabalhado o tema APRENDER com Joel Peixoto de Oliveira dos Brejinhos, coordenador da JM do Sub Regional. Com as definições do CAM 3 (3º Congresso Missionário Americano), levou-nos a várias reflexões sobre a vida atual.
Não se pode APRENDER, sem antes escutar a realidade. Escutar com os ouvidos e com os olhos, para assim assimilar a experiência e colocá-la em prática.
Feita uma dinâmica de divisão de grupos, fez-se um levantamento das qualidades dos nossos jovens, o que os nossos jovens têm de bom? Logo após o grupo partilhou o conteúdo e questionou sobre os talentos que os outros jovens têm que precisamos aproveitar.
Após o intervalo retomou o trabalho de grupo para refletir sobre a missão continental. Nisso discutiu-se a importância de se preparar para futuramente assumir a missão além - fronteira. Conclui o segundo momento com a partilha do trabalho em grupo.
Ainda ao meio dia, algumas pessoas foram até a Rádio Bom Jesus, para partilhar sobre a JM e falar sobre o encontro que estava acontecendo. Dentre as pessoas: Joel, Ir. Jane, Daniela de Seabra e Mainara de Bom Jesus da Lapa. Comentou-se sobre a importância dos grupos, o objetivo, a relação da JM com outras pastorais e ficou o convite especial para todos os jovens que desejam ser missionários, procurarem os grupos da JM.
No sábado à tarde a Ir. Jane de Irecê, coordenadora estadual da Infância Missionária, nos ajudou com o tema ANUNCIAR. À luz do Evangelho segundo João 4... A samaritana, a Ir. Jane nos levou a entender a nossa missão de anunciar o Evangelho, o projeto de Jesus Cristo.
Com uma chuva de idéias definiu: anunciar é... Daí vem evangelizar, testemunhar, partilhar, está junto, fazer-se presente, ir, etc.
Sugeriu-se como conteúdo para aprofundar o anúncio o Documento de Aparecida, Evangelização e Missão Profética da Igreja e as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010.
A noite do sábado foi premiada com a recreação organizada pelos jovens de Bom Jesus da Lapa. Um animado forró e teatro que resgatou a verdadeira cultura baiana.
Domingo dia 26/04, participamos da Santa Missão no Santuário do Bom Jesus e em seguida retomamos os trabalhos de encaminhamentos e planejamento da JM do Sub Regional:
- Decidimos olhar a JM com um olhar mais amplo, e participando da Assembléia do Regional da IAM, onde a JM terá um momento de reflexão discutiremos a possibilidade de planejarmos um encontro a nível estadual para 2010 na diocese de Caetité, por ser mais central.
- Escolhemos a secretária do Sub Regional da JM, ficou sendo Mainara de Bom Jesus da Lapa.
- Encaminhamos a organização da novena a Paulina Jaricot, a começar em julho de 2009, em todos os grupos do Sub Regional.
Concluímos o encontro com muito ardor missionário no coração e na vida.

Comentários