“Jovem, eu lhe digo: a missão é agora!”, escolhido o tema da Páscoa Juvenil Missionária em sintonia com a Missão Continental

AMÉRICA/PERU - “Firmes no seu empenho de despertar o espírito missionário juvenil, as Pontifícias Obras Missionárias do Peru (POM), através da Pastoral Juvenil Missionária “Jovens Sem Fronteiras”, estão organizando a XXVIII Edição da Páscoa Juvenil Missionária, que acontecerá de 9 a 11 de abril". É o que uma nota enviada à Agência Fides.

O tema deste ano é “Jovem, eu lhe digo: a missão é agora!”, alinhado com os objetivos da Missão Continental no Peru, “que nos convida a viver num estado permanente de missão, e nos leva a dar vida a novas formas de evangelização por meio da criatividade e com um testemunho real de Jesus Cristo na nossa vida, oferecendo também parte da nossa pobreza”.

Os “Jovens Sem Fronteiras”, Pastoral Juvenil Missionária das POM, realizam esta iniciativa desde 1981, a fim de propor aos jovens de diversas paróquias, escolas e Universidades de Lima um modo de viver em plenitude a Páscoa de Ressurreição. Por este motivo, todos os anos a equipe de coordenação trabalha para apresentar um tema adequado que permita ao jovem interiorizar e aprofundar de maneira pessoal a sua relação com Cristo, fazendo com que possa redescobrir o Seu amor na própria vida.

A Páscoa Juvenil Missionária oferece um espaço de encontro pessoal com Cristo, como a troca de experiências por meio de trabalhos de grupo, através dos quais faz o participante conhecer o contexto real da Igreja universal; e com base nos temas oferecidos é orientado para uma profunda reflexão sobre aa vida, a paixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. São apresentadas aos participantes também as realidades que atualmente referem-se a cada Continente, “para que cada um conheça a grande necessidade que vive o nosso mundo, a fim de poder se conscientizar de que a missão de cada um vai além de nossas fronteiras”.

Na quinta-feira, 9 de abril, será apresentado o slogan “Fui chamado… e aqui estou para servir!”, com o qual se convidará os participantes a refletir sobre o dom do serviço que cada um deve viver, tendo plena consciência das necessidades da sociedade e do mundo. “A Cruz: prova e desafio de amor” é o slogan de sexta-feira, 10 de abril, com o objetivo de interiorizar profundamente este grande sacrifício de amor feito por nosso Senhor Jesus Cristo. “Como vivemos hoje este desafio? Como o enfrentamos? Estamos preparados para carregar a nossa cruz e seguir Cristo?” Finalmente, no sábado, 11 de abril, o slogan será “É hora da missão. Jovem eleve a sua voz!”.

FONTE: Agência Fides - 11/03/2009

Comentários