IV Congresso Nacional Juvenil Missionário: “Evangelização dos jovens no mundo de hoje”

AMÉRICA/VENEZUELA - Com o objetivo de “Renovar, reafirmar e celebrar o chamado, a consciência e o compromisso batismal nos jovens venezuelanos, para dar resposta aos grandes desafios da missão Ad Gentes, a partir de nossa própria realidade”, as Pontifícias Obras Missionárias venezuelanas e o Serviço de Animação Missionária Juvenil “JOVENMISIÓN”, estão organizando o IV Congresso Nacional Juvenil Missionário. A iniciativa quer reunir mais de 500 jovens provenientes de várias comunidades e grupos animados pela Jovenmisión, além dos jovens de alguns movimentos juvenis que se empenham na Pastoral Juvenil da Venezuela.

Este IV CONAJUMIse realizará de 30 de abril a 3 de maio na arquidiocese de Cumaná, situada na zona oriental do país, que desde o ano passado se empenhou na fase organizacional do Congresso. O slogan do encontro será “Seja Discípulo Missionário para e com os Jovens” e se insere no âmbito do terceiro milênio e da Grande Missão Continental. Enquanto o tema escolhido é “Evangelização dos jovens no mundo de hoje”.

O objetivo geral do encontro é renovar, reafirmar e celebrar o chamado ao compromisso batismal nos jovens venezuelanos, para dar resposta aos grandes desafios da missão Ad Gentes, da própria realidade. Entre os objetivos específicos emergem: favorecer um espaço de reflexão pessoal e comunitário sobre a vivência da fé em Jesus Cristo, Boa Nova para os jovens; celebrar os primeiros 25 anos de ação missionária de “Jovenmisión”, encorajados pelo Espírito Santo; avaliar o percurso e o compromisso apostólico de “Jovenmisión”, fortalecendo a sua ação evangelizadora nos jovens; reafirmar a dimensão missionária da Pastoral Juvenil, como asse transversal de toda pastoral da Igreja particular e universal; promover espaços de reflexão de caráter missionário da Igreja particular e universal.

Durante o dia da IV “Conajumi” terão espaços de reflexão sobre a dimensão ‘profética’ da Igreja particular e universal. Serão oferecidos aos participantes vários laboratórios de formação onde se apresentará de maneira dinâmica o conteúdo do tema central. Os desafios da Missão Ad Gentes neste novo milênio e a Grande Missão Continental são os elementos que fazem o contorno do encontro, visto que se deseja encorajar todos a descobrir na vida de suas Igrejas locais os desafios e as realidades que levam a uma maior sensibilização sobre a necessidade da missão, como a individuação de estradas mais eficazes “a fim de anunciar o Evangelho da vida em nossas Igrejas e além de nossas fronteiras”.

Um dos elementos que marcam a celebração deste Congresso Nacional será a celebração dos primeiros 25 anos de ação evangelizadora do Serviço de Animação Missionária Juvenil “Jovenmisón”, serviço oferecido pelas POM na Venezuela para despertar na juventude venezuelana a consciência e o dinamismo missionário, para habilitar os jovens a serem missionários dentro e fora de sua fronteiras. Muitos são os frutos que estes congressos deram durante estes anos à Igreja local e universal. Entre outras coisas, permitiram renovar a ação de dinamismo e evangelizadora que o serviço de “Jovenmisión” oferece à Pastoral Juvenil da Venezuela, a fim de dar respostas concretas às realidades juvenis que se apresentam na sociedade.

FONTE: Agência Fides - 13/03/2009

Comentários