Encontro de Formação da JM - São Luís/Maranhão - 06 a 08.02.2009


De 06 a 08 de fevereiro de 2009, foi realizado em São Luis - Ma, o 3º Encontro de Formação para Assessores e Coordenadores da Juventude Missionária (JM) do Regional Nordeste 5 – Maranhão.
O encontro começou na sexta à noite com a oração inicial feita pelas crianças a Infância e Adolescência Missionária.
Foi assessorado pelo Pe. Vitor Menezes, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, contou com cerca de 20 participantes de 3 dioceses do regional que já trabalham ou estão interessadas em implantar a JM.
O encontro foi marcado por momentos de formação, animação, oração e troca de experiências entre os participantes. Pe. Vitor lembrou a história da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, o funcionamento das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o início da organização da JM no Brasil, além da metodologia trabalhada no grupo. Além disso, em sintonia com o Documento de Aparecida, foi trabalhado o tema “Ser e fazer discípulos missionários”.
Segundo o Pe. Vitor, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé é o principal meio de ajuda financeira para as Missões e tem como objetivo de suscitar o interesse pela evangelização universal em todas as camadas do povo de Deus e promover nas Igrejas locais a ajuda, tanto espiritual, como material. Esta Obra foi criada pela jovem Paulina Jaricot que, desde pequena entrou em contato com as missões na China e na Ásia oriental conhecendo suas imensas necessidades. Quando jovem, cria um plano de ajuda aos missionários e o expõe às colegas operárias da fábrica onde trabalha, iniciando a Obra da Propagação da Fé, que, rapidamente, se difunde pela Europa e América.
A JM tem como objetivo fazer com que os jovens evangelizem outros jovens, nos diversos ambientes: na família, na comunidade, na faculdade, no local de trabalho, nos momentos de lazer, sem preconceito do outro e do diferente. O grupo destina-se, primeiramente, àqueles jovens que já possuem uma caminhada com a Infância e Adolescência Missionária e já completaram 15 anos, mas está aberta a outros jovens que tenham interesse em participar da Obra. Possui um carisma missionário universal e com sacrifícios próprios, mensalmente, colaboram com as Missões Além-Fronteiras, através do cofrinho missionário.
No domingo pela manhã, teve a participação de alguns casais que se reuniram para implantar a Família Missionária, formando assim as etapas: Infância, Adolescência, Juventude e agora também a Família Missionária.
No final do encontro, as dioceses montaram um plano de ação para trabalhar com a JM, e foi eleita uma equipe para trabalhar, dinamizar e estruturar a JM no nosso regional e uma pessoa para participar do 1º Encontro Nacional da JM de 20 à 24/02 em Brasília - DF. A primeira reunião com a equipe executiva da JM foi marcada para o dia 01 de março, na cidade de São Luís.
Jovens missionários, sempre solidários!
Liebert Douglas Tavares Bezerra

Comentários

railson disse…
irmã raquel está só fazendo inveja