“Juntos para que o mundo creia” é tema de Seminário ecumênico para jovens do Rio de Janeiro

Começa hoje, no Rio de Janeiro, o I Seminário para jovens “Juntos para que o mundo creia. O encontro é organizado pelo Conselho de Igrejas Cristãs do estado do Rio de Janeiro junto com a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Méier. O evento começa às 19h30 e até o próximo dia 23, sexta-feira, acontecerão ministrações sobre o tema principal, tanto de pastores evangélicos, como de padres católicos.

Segundo o pastor José Roberto Cavalcante, idealizador do projeto, é a primeira vez que um encontro ecumênico para jovens será realizado na cidade do Rio de Janeiro. “Sempre há encontros ecumênicos para religiosos, como bispos, pastores, e na maioria das vezes não há grandes chances para as pessoas participarem. Desta vez, a ideia é de envolver, de fato, o jovem”, afirmou o pastor.

Mas a importância desse seminário vai além do seu ineditismo. De acordo com o padre Antônio José da Costa, pároco da Nossa Senhora de Fátima o encontro tem o objetivo de criar uma mentalidade de respeito e diálogo entre as religiões, a partir dos jovens que são o alvo desse seminário. “Nós cremos no mesmo Deus, no mesmo Salvador, participamos do mesmo batismo. A unidade cristã não é um sonho, é parte de uma realidade” garante o Padre.

Para o pastor José Roberto, existem diversas semelhanças entre a Igreja Católica e a Evangélica. Como por exemplo, o movimento da Renovação Carismática, que segundo ele se aproxima das práticas de igrejas pentecostais. “As diferenças são citadas como um impedimento para a união, mas as semelhanças são maiores do que qualquer disparidade” afirmou o pastor.

A realização desse encontro, assim como disse o padre Antônio José, pode ser o início de uma nova forma de pensar. Para ele, pode haver uma convivência e um aprendizado mútuo através da oração e do desejo de crescer juntos.

O seminário “Juntos para que o mundo creia" será realizado do dia 19 ao dia 23 de janeiro das 19h30 às 23h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima que fica na Rua Adriano, 158, no Méier.

FONTE: CNBB – 19/01/2009

Comentários