"Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15)

A Juventude Missionária (JM) é um voluntariado de jovens a serviço da Igreja Católica. O principal objetivo é evangelizar outros jovens e buscar aqueles que estão afastados da Igreja. A Juventude também leva conforto a pessoas que estão doentes ou que estão passando por alguma necessidade. A caridade é um valor muito importante para esses jovens e sempre que possível eles ajudam aos necessitados e colaboram nos afazeres da Igreja de sua comunidade.

Vinte jovens formam a Juventude Missionária do Varjão - Brasília. Eles se reúnem aos terceiros domingos de cada mês para preparar ações que possam realmente ajudar o próximo. Alguns exemplos de atividades que os jovens realizam: retiros, montagem e encenação da via sacra e uma festa no dia das crianças. Para arrecadar o dinheiro necessário os jovens realizam bazares e rifas.

O grupo de jovens do Varjão surgiu em 2005 quando Teresa, uma moradora do Lago Norte que realizava trabalhos na comunidade viu a necessidade dos jovens por um aprofundamento maior na fé e a vontade de ajudar o próximo. Assim surgiu o grupo que se reúne ao final de todos os domingos.

Segundo Cida, integrante do JM do Varjão o grupo é guiado por quatro momentos. O momento de ver, iluminar, agir, e o último de celebrar e avaliar.

No momento de ver, acontece o encontro da Realidade Missionária. Os jovens se reúnem para discutir assuntos do dia-a-dia e problemas da realidade. Por meio do debate eles tentam buscar algumas propostas para tentar resolver essas questões.

Iluminar promove o encontro da Espiritualidade Missionária. Esse momento é de oração e contato com Deus para buscar a iluminação necessária para tomar as melhores decisões e agir da melhor forma, sempre guiados pelo Espírito Santo. Os jovens fazem adoração ao Santíssimo Sacramento para buscar força espiritual.

O terceiro momento, é de agir. O encontro do compromisso missionário é o dia em que o grupo visita pessoas doentes, jovens que estão afastados da Igreja, ex-participantes da JM, pessoas que estão passando por alguma dificuldade ou que perderam um ente querido.

Depois da ação é hora de celebrar e avaliar os resultados. Aí acontece o quarto encontro, o testemunho missionário. Este é o momento do grupo interagir para fortalecer os laços e procurar conhecer novas pessoas. Segundo Cida, o grupo promove passeios ao zoológico, à água mineral, se encontram para fazer um piquenique ou então se reúnem na casa de alguém para assistir filmes.

E para quem pensa que é só diversão, está muito enganado. Os jovens da Juventude Missionária recebem todos os anos um curso de formação oferecido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o curso é ministrado pelo Pe. Vítor, secretario nacional da JM.

Jovens de 15 a 25 anos estão mais que convidados a conhecer e participar do grupo que se reúne aos domingos, às 19h, na Capela Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, na quadra 7 da área especial do Varjão.

E quem se interessou e deseja conhecer o grupo, participar ou até mesmo colaborar é só entrar em contato com a Juventude Missionária do Varjão pelo e-mail da Cida.

Entre em contato com a Juventude Missionária:

Cida – cidinhanerivan@yahoo.com.br

FONTE: JM (Paróquia Nossa Senhora do Lago – Brasília)

Comentários

Anônimo disse…
link este blog da Iam -JM da Diocese de Itabira .Cel Fabriciano, e nos ajude a Evangelizar . Somos Gratos .
http://iam.itabira.zip.net.
Anônimo disse…
Adorei a iniciativa de colocar o que o Varjão está fazendo com relação a junventude. Senti falta do Douglas na foto.Creio que teremos oportunidade de nos conhecer no intercâmbio e no ERJAN.
De todos os jovens do mundo,sempre solidários.

Nilva. Igreja Imaculada Conceição
Gama