Equador: 4° Encontro americano dos jovens missionários

De 8 a 22 de agosto, logo depois da realização do 3° Congresso missionário americano (CAM 3), em Quito, no Equador, está previsto o 4° Encontro americano dos jovens missionários (Enajomis). Participarão da iniciativa cinco representantes de cada país, além do secretário nacional dos jovens missionários, um assessor dos jovens missionários, três jovens que representarão grupos de jovens de seus países e o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de cada país.
As POM, com o dever de dar uma atenção particular à formação missionária dos jovens, há 11 anos reúnem os jovens missionários americanos em locais onde podem aprofundar a responsabilidade missionária nas Igrejas locais do mundo inteiro. Os jovens missionários ligados às POM na América desejam, por seu lado, responder ao apelo evangelizador da Igreja no continente. As realizações precedentes dos Enajomis proporcionaram frutos abundantes na pastoral da juventude missionária e conduziram à criação de uma representação do Secretariado dos jovens missionários nos países onde este ainda não existia, como é o caso do Peru e do Uruguai. Por isso, os Enajomis se tornaram uma ocasião importante para organizar e desenvolver o trabalho com os jovens.
O objetivo geral deste encontro é o de estabelecer e definir os meios e os instrumentos, aprofundando e analisando o documento da 5ª Conferência geral do episcopado latino-americano e das Caraíbas, além das conclusões do CAM 3, para que os jovens missionários possam viver intensamente a missão Ad Gentes atualmente. Dentre os objetivos específicos aparecem: rever, analisar e aprofundar o conteúdo jovem do documento de Aparecida e as conclusões do CAM 3, concretizar e reforçar o Serviço dos jovens missionários em todos os países e em todo o continente americano, definir as linhas de ação unitárias em torno de uma experiência missionária jovem que fortifique a animação e a cooperação missionária dos jovens no continente, estruturar e convalidar uma coordenação americana dos jovens ligados às POM que seja reconhecida por todos os organismos missionários do continente, de modo que encoraje e coordene esta e outras propostas que possam surgir durante a caminhada, procurando o conselho e o apoio econômico e logístico das direções nacionais das POM e da Congregação para a Evangelização dos Povos. Pretende também estabelecer estratégias e consolidar alianças de cooperação missionária jovem entre os serviços e os movimentos missionários de cada país, através das POM. Durante o encontro haverá uma exposição dos jovens missionários, através da qual cada país poderá apresentar o trabalho que é realizado com os jovens em sua própria realidade. Haverá também vários momentos de partilha de experiências sobre os processos formativos, os objetivos almejados e já obtidos, as experiências feitas, para que sejam revistas conjuntamente as caminhadas missionárias de cada país e se faça uma proposta unitária americana.
Fonte: Agência Fides - 22/07/2008

Comentários