JM realiza Pós-Missão Jovem na periferia de São Paulo

Na manhã ensolarada de domingo, dia 27 de abril, alguns membros da Juventude Missionária (JM) da Diocese de São Miguel Paulista (São Paulo-SP) estiveram presentes na comunidade Santíssima Trindade, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada em Guainases - extremo leste da cidade de São Paulo -, onde participamos da celebração da 1ª Eucaristia de um grupo de 14 adolescentes.
O que motivou a JM estar presente nessa celebração foi a visita à essa comunidade que aconteceu em julho do ano passado, onde realizamos uma Missão Jovem. Depois de quase um ano, voltamos com o intuito de participarmos da celebração da primeira eucaristia, revermos a comunidade, as famílias que nos acolheram e saber como está a caminhada da comunidade após os trabalhos, visitas e encontros realizados nos dias da Missão.
Com esse intuito, após a bela celebração que lotou a comunidade com amigos e familiares daqueles que receberam pela primeira vez Jesus presente na Eucaristia, a comunidade e os jovens se reuniram para conversarem sobre os momentos marcantes da Missão e os pontos positivos da caminhada da comunidade, pós-Missão Jovem.
Além do testemunho dos membros da comunidade que receberam a visita dos jovens missionários em suas casas e de diversos agentes de pastorais, os coordenadores da comunidade salientaram os pontos positivos da missão, o que deixaram todos aqueles que acompanharam a missão muito felizes, como a criação do grupo de jovens; a procura de pessoas visitadas para receberem os sacramentos; o fortalecimento da pré-catequese, da catequese de adultos e a criação da catequese missionária (realizada nas casas das crianças, inspirada na Missão Jovem); a presença mas ativa de alguns jovens e adultos que acompanharam a missão, participando das celebrações e dos diversos grupos e pastorais; a criação da pastoral missionária em nível de comunidade e a preparação para a Missão Paroquial que vai acontecer em julho e outubro desse ano. O encontro também foi marcado pelas memórias da Missão Jovem, que foram sendo animadas pela exibição das fotos tiradas durante a missão.
No final do encontro, a comunidade foi convidada a estar atenta, através dos meios de comunicação, ao 2º Congresso Missionário Nacional, que vai ser realizado nos dias 01 a 04 de maio na cidade de Aparecida-SP, e a fazer suas orações pelo bom êxito do encontro; e foram enviadas para serem “pulgas missionárias”, despertando as famílias do bairro, os familiares, amigos e a própria comunidade que ainda se encontram dormindo, para seu compromisso como batizados de serem verdadeiros discípulos missionários de Jesus.
A JM ainda passou o resto da manhã visitando outras comunidades e participou da feijoada organizada pela comunidade Rainha da Paz, terminando esse momento de celebração, memória e envio missionário.
Rodrigo Alves Piatezzi, coordenador diocesano da Garotada Missionária

Comentários