Formação, espiritualidade e animação missionárias marcam encontro nacional da Juventude Missionária, realizado em Brasília.

“Avaliar o trabalho desenvolvido nos quatro anos de caminhada da Juventude Missionária no país e os materiais de trabalho; selecionar músicas para elaboração do CD; lançar novas propostas; planejar o futuro para que a Obra da Propagação da Fé possa consolidar-se cada vez mais; celebrar o ano de Paulina Jaricot, fundadora da Obra, a ser realizado de 09 de janeiro de 2010 a 09 de janeiro de 2011; reencontrar e fazer intercâmbios de experiências missionárias”; esses foram os objetivos apresentados pelo padre André Luiz Negreiros, novo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, que nortearam o segundo Encontro Nacional de Coordenadores Regionais da Juventude Missionária, realizado de 12 a 15 de fevereiro na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília.
Participaram do encontro vinte e dois jovens representantes dos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
Orientados pelo tema: “Traços da Espiritualidade Missionária Juvenil”, e lema “Chamados e Enviados a Todos os Povos”, os jovens participaram de momentos de formação e espiritualidade missionárias, avaliação e planejamento das atividades realizadas pela Juventude Missionária em todo o país, confraternização e troca experiências significativas. Além disso, foram avaliadas e escolhidas as músicas, enviadas através de concurso, que vão compor o primeiro CD nacional, a ser lançado pelas POM no segundo semestre.
Teve destaque a Festa Missionária, apelidada pelos jovens de Carnajumi (Carnaval da Juventude Missionária), realizado na noite do dia 14, com a presença de cerca de trinta missionários estrangeiros provenientes dos países das Américas, Ásia, África e Europa que estão participando do Centro de Formação Intercultural, promovido pelo Centro Cultural Missionário. Desenvolvido de forma muito alegre, os jovens puderam apresentar um pouco da cultura brasileira e partilhar da experiência e costumes dos missionários através de cantos, danças e brincadeiras, realizando assim um valoroso intercâmbio.
As fotos, vídeos, e temas discutidos no encontro estão disponíveis no blog da Juventude Missionária: http://jmissionaria.blogspot.com.
Juventude Missionária – POM

Comentários