Juventude Missionária realiza primeiro Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais, na sede das POM, em Brasília.

-->
O Carnaval 2009 foi marcante para um grupo de jovens. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro foi realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília-DF, o primeiro Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais da Juventude Missionária (JM).
Participaram deste encontro 22 representantes dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Nas palavras do Padre Vitor Menezes, Secretário Nacional da Propagação da Fé e JM do Brasil, este evento teve como objetivo proporcionar o encontro e a troca de experiências e fazer com que a JM comece a tomar corpo no território nacional, de forma mais organizada. Também teve o propósito de avaliar os materiais e a caminhada realizada pela JM e lançar novas propostas.
Padre Daniel Lagni, Diretor das Pontifícias Obras Missionárias, acolheu os jovens dizendo que “as POM já aguarda este encontro há alguns meses” e completou: “a JM já é uma realidade. Será um carnaval de partilha, reflexão e missão”. E assim foi.
Vale lembrar que a JM no Brasil está surgindo como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e um primeiro encontro com representantes de algumas regiões do Brasil, foi promovido pelas POM em maio de 2005, com o objetivo de dar início à organização e articulação dos grupos. Portanto, em pouco mais de três anos de trabalho, este primeiro Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais surge como realidade do “passo adiante” feito pelos jovens missionários, animados pelas POM.
O encontro foi desenvolvido com a metodologia utilizada nos últimos eventos missionários da Igreja (2º Congresso Missionário Nacional e CAM3-Comla8): ESCUTA, APRENDE E ANUNCIA.
Assessorados pelos padres Daniel Lagni, Diretor Nacional das POM; Sávio Corinaldesi, SX, Secretário Nacional da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e União Missionária; Edson Assunção, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária; Vitor Menezes, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e pelo padre Estevão Raschietti, SX, Assessor do Conselho Missionário Nacional (COMINA); os participantes tiveram a oportunidade de ESCUTAR a Palavra de Deus e o apelo dos mais pobres, com momentos de retiro e reflexão, iluminados pelo Documento de Aparecida; APRENDER a formar discípulos missionários de Jesus, estudando o tema “A Missão Continental e a JM”, refletindo o papel dos jovens missionários frente ao apelo lançado pela Missão Continental e à proposta de missão e animação ad gentes das POM; e, através do Documento de Aparecida, avaliar e planejar a caminhada da JM, em âmbito regional e nacional, no momento do ANUNCIA.
Ainda no momento “ANUNCIA”, os participantes puderam organizar os primeiros passos do Ano de Paulina Jaricot, fundadora da Obra da Propagação da Fé, a ser realizado entre os dias 22 de julho de 2009 a 22 de julho de 2010, que será animado pelos jovens missionários de toda a América. Além disso, foi decidido que será estruturado um concurso de músicas que vai escolher o Hino da JM do Brasil a ser lançado, futuramente, em CD pelas POM.
Também, foi escolhida a data do próximo Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais da JM, a ser realizado entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2010. A expectativa é que em 2010 o encontro possa contar com a participação de jovens de outros Estados, onde a JM será implantada ou está sendo estruturada.
As fotos, vídeos e materiais deste encontro e de outras atividades realizadas pelos jovens missionários, podem ser vistas no blog da Juventude Missionária: www.jmissionaria.blogspot.com.
Rodrigo Alves Piatezzi, Assessor Estadual da JM-SP.

Comentários