Jovens do Pará realizam semana de missão no Maranhão


Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia, a Juventude Missionária (JM) de São Tomé, no município de Barcarena (PA), realizou uma semana de missão na paróquia de São Paulo Apóstolo, em Serrano do Maranhão (MA).

Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, a semana de missão foi realizada de 26 de julho a 2 de agosto. Os jovens deixaram o conforto de suas casas e se colocaram a caminho para anunciar a Boa Nova do Reino, respondendo ao mandato de Cristo: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (cf. Mc 16,15).

Chegando em Serrano do Maranhão os jovens conheceram um pouco da história da cidade, como foram formadas as comunidades e sobre o trabalho do grupo Moquibom - Movimento Quilombola do Maranhão. Em seguida foram divididos em grupos e enviados a cinco comunidades, onde realizaram visitas nas casas e encontros com as crianças.

Irmã Angela La Magna contou como a alegria dos jovens contagiou todo povo de Serrano. “As famílias acolheram os jovens com muita alegria, chamando-os de filhos e filhas. Naquela semana a cidade de Serrano mudou de aspecto. Ver todos estes jovens visitando as famílias e fazendo um ‘barulho sadio’ com as crianças, foi um grande testemunho que os jovens tem o desejo de fazer coisas boas”.

Com este desejo os jovens se colocaram a serviço e não hesitaram em caminhar seis quilômetros, ou mais, para ir ao encontro dos irmãos e irmãs. Thannise Lima fez visitas na comunidade Santo Antônio e agradeceu a oportunidade de ter participado desta semana de missão. “A missão me trouxe muito aprendizado, sobretudo a simplicidade e alegria de viver com o pouco que temos. A missão me trouxe desafios e exigiu empenho. Um verdadeiro missionário não se limita por ter que caminhar quilômetros, mas tem como principal motivação falar de Deus a quem precisa”.

Campinho, umas das comunidades visitadas, é terra quilombola, onde moram 60 famílias que lutam, diariamente, para preservar sua cultura e tradição. Malília Carvalho, responsável do grupo da JM Vila dos Cabanos, relatou como foi sua experiência junto a esta comunidade. "Estar próximo deste povo me fez ir além, além de mim, do meu eu, das minhas vaidades, da minha pequenez, das minhas capacidades. Ao pisar naquele chão, pude sentir toda a alegria que eles têm, a força, a paz, a esperança, e principalmente, o amor. Senti estar com Deus em cada pessoa que lá encontrei. Me deram esperança, me ofertaram gratidão. No retorno para casa minha mala veio mais pesada, cheia de amor, partilha, oferta, doação, alegria, generosidade e simplicidade”.

Ana Cristina, da JM de Serrano, se surpreendeu com a participação dos jovens da sua comunidade nesta missão. “Esta missão chegou para fazer-nos decidir sobre o que a gente realmente quer em nossas vidas, que é seguir Jesus Cristo e ser missionário de Cristo”.

A chamada Missão de Verão tem por objetivo tirar o jovem do seu mundo, do seu grupo, para anunciar Cristo em lugares e ambientes onde Ele não é anunciado. A experiência realizada em Serrano ajudou o jovem a acolher as diferentes culturas e povos, dentro do Brasil, criando uma abertura para futuras missões além-fronteiras.

Com informações da JM, Pará


Comentários