JM promove Encontro de Animação Missionária do Regional Centro-Oeste da CNBB


“Chamados a viver a misericórdia e a cuidar da Casa Comum”, foi o tema do Encontro de Animação Missionária do Regional Centro-Oeste da CNBB, promovido pela Juventude Missionária (JM). Na oportunidade os jovens refletiram o lema “Vai! Transforma tua fé em Caridade.”

O evento foi realizado de 16 a 18 de setembro, na cidade de Cezarina (GO), diocese de São Luís de Montes Belos (GO), e contou com a participação de 42 pessoas, entre jovens adultos, representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da JM da Província de Goiânia: dioceses de São Luís de Montes Belos (GO), Ipameri (GO), Jataí (GO) e arquidiocese de Goiânia (GO). Da Província de Brasília participaram representantes da diocese de Luziânia (GO) e da arquidiocese de Brasília (DF).

O Encontro teve como objetivo elaborar estratégias para envolver os jovens e os assessores adultos, que acompanham o processo de educação na fé, e também as crianças, alimentando o ardor pela missão.  Foram promovidas formação, espiritualidade missionária, animação, dinâmicas, danças circulares e visitas missionárias de casa em casa.

Para a jovem Amanda, da arquidiocese de Brasília, o Encontro foi momento de testemunho. “Durante o Encontro houve questionamento sobre nossa conversão pessoal diária. Conversamos também sobre o ‘Bem Viver’, temática que nos guia em harmonia com Deus, comigo, conosco e com a natureza. Compreendemos isso nas danças circulares: a fé em Deus nos faz amar o outro, como o próprio lema afirmou: ‘Vai! Transforma tua fé em caridade!’

Durante o encontro foi trabalhada a reflexão do Evangelho, a espiritualidade missionária a partir da pessoa de Jesus, unindo os pontos bases de sua trajetória: oração, mandamentos, coração manso e humilde, compaixão, misericórdia, comunidade Igreja e missão, ressaltando os elementos: discipulado, proximidade, despojamento e universalidade, na busca de apresentar e construir, juntos, a identidade missionária.

Nas formações foram enfatizadas as quatro áreas integradas do carisma: ver, iluminar, agir e testemunhar, como parte do processo de formação integrada do jovem das Obras missionárias.


Os jovens e assessores adultos tiveram a oportunidade de vivenciar duas realidades missionárias após a celebração de envio. A primeira foram as visitas missionárias de casa em casa, onde os missionários partilharam o Evangelho com as famílias. A segunda foi a celebração eucarística no assentamento do Movimento Sem Terra, onde os integrantes do acampamento partilharam um pouco das dificuldades e das lutas por um pedaço de terra onde possam morar e viver do plantio, como forma de dignidade humana.

A temática do “Educar para o Bem Viver” foi ilustrada com apresentação de um vídeo. Em seguida foram realizadas partilhas sobre esta proposta do reino. A jovem Tereza, da diocese de Ipameri, elogiou o evento. “O Encontro foi enriquecedor e bastante esclarecedor. Nos trouxe de volta a essência do nosso carisma. As temáticas tratadas foram de grande valia para nós, principalmente a temática do ‘Bem Viver’ que nos ensina a viver e a olhar o mundo de outras formas”.

No encerramento, a organização do Encontro ressaltou o gesto concreto que a Juventude Missionária do Brasil assumiu este ano. Intitulado “Corrente Solidária”, o projeto de cooperação missionária ajuda crianças da Indonésia.

Com informações da JM, Goiás

Comentários