JM de Patos (PB) realiza atividade direcionada à Cultura do Bem Viver


A Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos (PB), realizou no dia 24 de julho uma atividade missionária com intuito de promover a cultura do "Bem Viver", temática que norteia os trabalhos missionários neste ano, proposto pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF).

A atividade missionária aconteceu no Parque Religioso Cruz da Menina, local de fé e peregrinação do povo católico sertanejo. Logo, o local por ser aberto e ter um certo contato com a natureza, propícia um ambiente calmo, de oração e reflexão. Tendo em vista esse contato com a natureza, o local foi ideal para trabalhar a temática do "Bem Viver" ou "Sumak Kawsay", que consiste basicamente numa vivência em comunidade, ou seja, colocando tudo em comum, na qual todos se preocupam com todos, e viver em equilíbrio com a natureza.

Durante as atividades os jovens missionários puderam conscientizar várias pessoas que estavam presentes sobre as questões ambientais, os problemas da falta de cuidado com "nossa casa comum", tais como: a questão do lixo jogado nas ruas, o mau tratamento da água e suas consequências, e a questão da reciclagem, tudo fazendo uma ligação com a palavra de Deus, mostrando como os homens vem "descriando" a criação ao poluir e deterior o meio ambiente. Ainda foram distribuídos panfletos e pequenas bolsas feitas pela própria JM com materiais simples que servem para coleta e armazenamento de lixo.

Ao final do encontro uma outra atitude concreta foi realizada, os jovens plantaram uma árvore no Parque Religioso, em tempos de crise ecológica é mais que um gesto concreto, é um gesto simbólico de resistência e esperança, simbolizada pela árvore que crescerá e manterá viva o sonho de vivermos em equilíbrio com nós mesmos e com a natureza.

Comentários