JM de Londrina (PR) realiza 3ª Campanha de Doação de Sangue


Em um evento que está se tornando tradição, os grupos de Juventude Missionária (JM) da arquidiocese de Londrina (PR) promoveram a 3ª Campanha de Doação de Sangue. Com o clima mais agradável do que nos outros anos, a ação realizada no dia 27 de agosto reuniu cerca de 25 pessoas, entre jovens e adultos, que participam dos grupos de JM e são amigos das missões. A coleta se realizou no hemocentro do Hospital Universitário da cidade.

Para a jovem Suzi, 21 anos, a experiência foi emocionante. “Foi a primeira vez que doei e é muito gratificante saber que ajudei alguém de uma maneira tão simples e muito significante”.

O jovem Gabriel, 21 anos, desde os seus 18 anos pratica o gesto. “Porém desta vez não foi tão comum assim, pois eu nunca tinha ido doar com um grupo de pessoas, desde a primeira campanha eu sempre quis ir com a galera da JM, mas por conta do trabalho nunca consegui. Se eu pudesse doar todos os dias eu doaria”, relata o jovem que participa da Juventude Missionária há 3 anos.

Já a secretária arquidiocesana da JM, Marissol Martins, 23 anos, não pode doar sangue naquele dia. “Na primeira triagem há alguns procedimentos antes da entrevista com outro médico que seria a aferição de pressão, teste de hemoglobina, verificar peso e altura. A minha hemoglobina estava baixa, ou seja, o índice de ferro ou a anemia estava abaixo do permitido. Os cuidados são diários, já que faltam alguns alimentos em minhas refeições, como o feijão, por exemplo, e neste mês não me atentei aos cuidados alimentares”, explica a jovem. “A JM de Londrina agradece o apoio recebido de todos os grupos de jovens na 3ª Campanha de Doação de Sangue, por terem incentivado e os amigos e familiares para um gesto de amor e solidariedade”, diz Marissol Martins.

Para ser um doador de sangue é preciso observar as seguintes recomendações:
Estar em boas condições de saúde;
- Possuir idade entre 16 e 69 anos. Para menores de idade (16 ou 17 anos), a doação só pode ser feita com a presença e o consentimento por escrito de um responsável legal. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos;
- Pesar 50kg ou mais (nas coletas externas, 53kg ou mais);
- Ter dormido bem por pelo menos 6 horas na noite anterior a doação;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
- Uso de medicamentos, outras doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens são avaliados individualmente.

Interessados podem fazer um cadastro rápido e fácil no site Salvo Vidas. (www.salvovidas.com). Mais informações no vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=hy9tRL67AIs

Com informações da JM de Londrina (PR)


Comentários