Encontro reúne líderes da Juventude Missionária do Paraná


O 6º Encontro da Juventude Missionária (JM) do estado do Paraná foi realizado em Cascavel (PR), na paróquia São Pedro, e contou com a presença de representantes das arqui/dioceses de Toledo (PR), Cascavel, Londrina (PR), Curitiba (PR), União da Vitória (PR), Umuarama (PR), Campo Mourão (PR), Maringá (PR) e Ponta Grossa (PR). Promovido de 21 a 23 de outubro, o Encontro teve como tema “Educar para o bem viver!” e como lema: “E Deus viu que tudo era bom (Gn 1,31)”.

Os jovens Alex, Flávia, Geovana, Carol, Igor e Isabela assessoraram o evento à luz da Laudato Sí’. Cada jovem ficou responsável por um módulo. Flávia começou as apresentações fazendo uma reflexão sobre “O que é o bem viver?” “O que estamos fazendo a respeito?”. A jovem também abordou a cultura do descarte, que prejudica a obra do Criador.

O módulo “A escuta” foi tratado por Alex, que refletiu sobre os capítulos um e dois da Laudato Sí’, fornecendo aos jovens questões que despertam a conscientização. O terceiro e o quarto capítulos da encíclica foram apresentados por Geovana, no módulo “O encontro”, a respeito do individualismo.

A cultura do alto consumismo foi analisada pela jovem Carol, no módulo “O seguimento” e finalizando as apresentações, Igor e Isabela trataram do módulo “A missão”, sobre a Casa Comum.

Em outro momento, os participantes do Encontro foram separados em grupos continentais onde foram realizadas oficinas de estudo dos textos: Educar Para o Bem Viver; Juventude Participativa: por um fazer compartilhado; Juventude que é Missionária está com os Pobres; Juventude Samaritana; Místicas de Olhos Abertos. 

O evento foi encerrado com a celebração de envio presidida pelo padre Neo. O jovem André elogiou o Encontro. “Gostei de ter conversado com outros jovens da JM, pois só tinha visto na internet sobre o assunto. As palestras foram bem organizadas, superaram minhas expectativas. Aprendi muito e espero, ansiosamente, pelo próximo encontro”.

Com informações da JM, Regional Sul 2 da CNBB

Comentários