Jovens do Regional Nordeste 5 iniciam Jornada Missionária


“Missão para o Bem Viver” foi o tema do Encontro da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPFE) do Regional Nordeste 5 da CNBB, realizado em Coroatá (MA). O evento teve como lema "Eu renovo todas as coisas (Ap 21, 5)". O secretário nacional da POPFE, Guilherme Cavalli, assessorou o encontrou que deu início à Jornada Missionária da Obra em comemoração aos 10 anos de sua existência no Maranhão.

Participaram do evento, realizado de 17 a 19 de junho, sete arqui/dioceses do Maranhão: Pinheiro, São Luís, Bacabal, Brejo, Caxias, Grajaú e Coroatá e duas do Piauí: Campo Maior e Teresina, totalizando 30 pessoas.

O bispo da diocese de Coroatá (MA), dom Sebastião Bandeira, acolheu os participantes e presidiu a santa missa, onde parabenizou e motivou o grupo pela realização desta Jornada Missionária em consonância com o Evangelho do dia. “O Evangelho alerta que a vida é mais importante do que a preocupação com o que comer e com o que vestir. O missionário deve buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e todas as outras coisas lhes serão dadas por acréscimo”.

Guilherme Cavalli foi bem claro em sua explanação, onde diferenciou o Viver Bem do Bem Viver. “Como missionários da POPFE não podemos nos deixar levar pela lógica de um modelo capitalista e excludente, onde a ideia de realização humana só poderá se dar pela satisfação material sanada pelo consumo. Isto é o que prega o Viver Bem. Por outro lado, a lógica do Bem Viver prima pela consciência coletiva, o cuidar do meio ambiente a partir de uma ecologia integral que procura educar o ser humano com a visão global e holística”, explicou o secretário.

Jean Cunha, integrante da Equipe Regional da POPFE, elogiou o Encontro. “Foi ótimo, pois tivemos a presença de Jovens Missionários e representantes das Famílias Missionárias. As reflexões foram oportunas para a motivação desta Jornada que vivenciaremos durante todo este ano, encerrando em julho de 2017, com o compromisso de propagar o projeto do Bem Viver. Ele exige de nós uma conversão pessoal para em seguida ajudar na conversão comunitária e social”.

Ana Maria, membro da Família Missionária Regional, manifestou alegria em participar do evento. "Foi maravilhoso participar desta formação. O Regional está de parabéns por proporcionar um Encontro de tão grande profundidade com a proposta de propagar o sentido do Bem Viver”.

Este Encontro deu início a Jornada Missionária no Regional Nordeste 5 da CNBB que, ao longo de 2016, até julho de 2017, será realizada nas dioceses participantes e propagada nas que não puderam estar presentes. Um planejamento das ações deverá ser enviado à Equipe Regional para o devido acompanhamento e participação.

Com informações da JM, Regional Nordeste 5

Comentários