Jovens e adolescentes de Tocantins, Goiás e Distrito Federal estão reunidos em Porto Nacional (TO)


A comunidade paroquial de São João Batista, da cidade de Porto Nacional (TO), acolhe neste final de semana o Encontro Regional de Jovens e Adolescentes Missionários (ERJAM). A décima primeira edição do evento conta com a participação de jovens e adolescentes dos regionais Norte 3 e Centro Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compreendendo os estados de Tocantins, Goiás e Distrito Federal.

O jovem de Brasília (DF), Michael Douglas Amaro de Jesus, partilhou a expectativa em participar do último ERJAM entre os dois regionais. “Esperamos um ambiente de muita alegria e troca de experiências. Para nós do Centro Oeste, esse encontro é o encerramento dum ciclo que começou a onze anos atrás, onde nós, jovens, nos propusemos a organizar um momento voltado para a juventude através do protagonismo do próprio jovem”, explicou. Douglas ainda explicou como foi o surgimento dessa chama. “É um encontro nato da Juventude Missionária iniciado a partir da chama da Infância Missionária, com jovens que tinham vontade de caminha e continuar com a missão. Encerramos o ciclo entre os dois regionais, mas continuamos com nosso trabalho missionário em unidade”, terminou.

Padre Marcelo Gualberto, coordenador do Conselho Missionário do Regional Centro Oeste, enfatizou o entusiasmo dos encontristas, representantes de Goiás e Distrito Federal. “A galera de nosso regional (Centro Oeste) está animada para participar do ERJAM 2016, não obstante as dificuldades. O COMIRE – CO, está em união através da oração e pequenas ajudas”, frisou.

A temática do evento está associada à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 e ao Ano Santo da Misericórdia, transcrito da seguinte forma: “Jovens e Adolescentes Missionários, misericordiosos com a nossa casa comum”.

O jovem George Henrique, coordenador da Juventude Missionária do Tocantins, falou sobre o tema do ERJAM. “Esse tema pretende levar o evangelho da misericórdia aos adolescentes e jovens, bem como despertar uma ‘conversão ecológica’ em toda a sociedade. Estaremos obedecendo a um pedido de Jesus Cristo em seus evangelhos e de papa Francisco em seus escritos de uma igreja em saída, com atitude samaritana, ao lado dos pobres, oprimidos e marginalizados, numa atitude misericordiosa e de cuidado com nossa casa comum”, explicou.

O encontro teve início na manhã de sexta-feira, 01, e terminará com o almoço de domingo, 03, com muita missão, animação missionária e troca de experiências.

Comentários