Assessores da IAM e JM da Diocese de Estância (SE) participam de formação


O encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionaria (IAM) e líderes da Juventude Missionária (JM) da diocese de Estância (SE) foi realizado no período de 18 a 20 março, no centro paroquial da paróquia Senhor do Bonfim em Salgado (SE). O evento contou com a presença de 42 assessores representando a IAM e a JM de 13 paróquias e foi assessorado pela coordenação estadual da IAM e da JM e a equipe de formação do estado.

O encontro teve início com a acolhida aos participantes. Ao longo do dia foram realizadas dinâmica de apresentação, oração de abertura e divisão das equipes e tarefas.

O segundo dia de atividades foi aberto com oração e em seguida começaram as formações. A história e o carisma da IAM e JM foi o primeiro tema apresentado. Em seguida foram desenvolvidos os 12 passos de implantação. Após cada apresentação os participantes em suas equipes realizaram atividades, motivados a retratar como colocar em prática o conteúdo estudado e finalizaram apresentando seus trabalhos.

Após o almoço os participantes voltaram para o plenário onde houve um momento de animação e dinâmicas. Em seguida foi trabalhada a metodologia da IAM e da JM: as quatro áreas integradas. No trabalho de grupo cada equipe elaborou um roteiro de encontro com as crianças, adolescentes e jovens, orientados pela coordenação.

Depois foi abordado o tema “Psicopedagogia das Idades”. Após a apresentação das considerações a tarde foi encerrada com a Via Sacra. A noite recreativa contou a apresentação do filme A família Bélier.

No último dia do encontro os trabalhos começaram com a oração da manhã e após o café os participantes estudaram dois temas: perfil do assessor da IAM e JM e espiritualidade missionária, com base na espiritualidade de Paulina Jaricot.

Houve momento de partilha e experiências e depois apresentação das ações desenvolvidas pela coordenação estadual. Os assessores e líderes também fizeram suas avaliações.

O encontro foi encerrado com a celebração da santa missa presidida pelo padre Edson Santos Santana, vigário paroquial da paróquia Senhor do Bonfim, em Salgado (SE). Os missionários voltaram para suas paróquias animados em implantar grupos da IAM e da JM pela diocese de Estância (SE).

Com informações IAM Diocese de Estância (SE)

Comentários