Jovens missionários se encontram com seminaristas do Piauí


O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Piauí recebeu, na manhã deste sábado (05), a visita de representantes da Juventude Missionária (JM) de Teresina e de todo o regional Nordeste 4 da CNBB. Uma das atividades do Comise é apoiar os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias (FM), Idosos e Enfermos Missionários. Estas últimas são atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé para animação e cooperação missionária.

No encontro de aproximação e cooperação entre a formação presbiteral e os jovens missionários, ambos os lados expuseram seus anseios e alegrias, mas também a luta desafiadora que é criar uma cultura missionária em nossas comunidades e mesmo nos ambientes formativos. Os jovens puderam conhecer o Seminário, o que é uma experiência vocacional, e os seminaristas, experimentar o ardor missionário presente nos jovens. Atualizando as palavras do papa Paulo VI, o seminarista Marcos Antônio, da diocese de Campo Maior, interpelou o grupo reunido: “o que é feito da energia transformadora da Boa Nova do Evangelho? Somos nós que devemos anunciar Jesus com nosso testemunho onde quer que estejamos”, opinou.


O encontro serviu também para partilhar os calendários de atividades missionárias. Surgiu a proposta de o Comise e a JM realizarem formações, missões e cooperações missionárias em parceria.

Essa aproximação das obras missionárias do ambiente formativo é indispensável para gerar nos seminários e casas de formação a cultura missionária e a consciência de que toda vocação nasce da e para missão. “Uma vez que agora, ainda no seminário, vocês podem conhecer a dimensão missionária de forma muito concreta, quando padres, poderão ser motivadores de uma evangelização cada vez mais eficaz e transformadora no ministério de vocês”, disse a jovem missionária Beatriz, da JM da arquidiocese de Teresina. A coordenadora regional da JM, Camila Fernandes, também esteve presente no encontro.

FONTE: Pontifícias Obras Missionárias,
com informações do Comise do Piauí.

Comentários