Jovens da Forania de Gurupi (TO) recebem formação missionária


A Juventude Missionária da diocese de Porto Nacional (TO) está passando por um processo de formação missionária. No último final de semana, 27 e 28 de fevereiro, cerca de 30 jovens representando cinco paróquias da forania de Gurupi (TO), reuniram-se na comunidade Nossa Senhora do Rosário, pertencente a paróquia Universitária São Judas Tadeu, para o Encontro de Lideranças da Juventude Missionária (ELJUMI) nível I.

O método formativo teve como facilitadores os coordenadores estadual e diocesano da JM, George Henrique e Diogo Alves, respectivamente. As temáticas abordadas foram “JM – Perfil, Metodologia e Carisma”, “espiritualidade missionária: leitura orante”, “a oração do terço missionário”, “passos para implantar a Juventude Missionária” e “Juventude protagonista da Missão”.

A jovem Gabryella Ferreira da paróquia Nossa Senhora Aparecida disse que “ouvir a voz de Deus é preciso, pois é essa voz que nos guia no caminho certo. Ser santo sem deixar de ser jovem, unidos pela fé”. A missionária ainda partilhou que a formação capacitou-a a seguir em frente e abriu-a os olhos para a missão como estado permanente de vida.

O ELJUMI foi um excelente encontro, pois com ele conhecemos mais sobre esta linda obra que é a Juventude Missionária. E, como dizem, só amamos aquilo que conhecemos, eu, particularmente, que amava antes mesmo de conhecer agora, conhecendo, amo muito mais”, relatou a jovem Adda Cristina da paróquia Santo Ântonio. A jovem ainda frisou ter aprendido no encontro a não deixar-se roubar o entusiasmo missionário. “Na formação tive a certeza de que vim para servir, como diz a música da JM ‘...sempre solidários, levando amor...’. Eu quero e vou levar isto a quem precisa”.


Participaram jovens das paróquias São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio. A partilha da formação proporcionou o desejo de surgimento de mais dois novos grupos na cidade de Gurupi.

Na celebração eucarística dominical, padre Domingos Maciel fez uma referência importante sobre o trabalho da juventude na paróquia São Judas Tadeu, afirmando ser eles um dos “grandes responsáveis pela evangelização de outros jovens”. O evento contou ainda com a breve participação do pároco da matriz Santo Ântonio, padre Eldinei Carneiro, que exortou os jovens a seguirem na caminhada, levando amor as pessoas.

O encontro terminou com a seguinte citação do Documento 85 da CNBB: “A missão não se reduz apenas a trazer os jovens para as atividades da Igreja, mas também para que descubram sua vocação e assumam seu papel na sociedade”. Essa é a missão do cristão.

Comentários