Jovens da Diocese de Picos refletem e planejam caminhada missionária


Na última terça-feira, 22, na Semana Santa, jovens da comunidade paroquial de Santa Cruz do Piauí, Paróquia Senhora Sant’Ana, Diocese de Picos (PI), se encontraram para refletir sua caminhada de Igreja e articular a criação de Grupos de Juventude Missionária (JM).

Diante do crescente distanciamento e desencanto dos jovens pela caminhada eclesial, a busca de tornar aqueles que fizeram um encontro pessoal com Jesus Cruz e estão no seio da comunidade de fé é um apelo incessante no coração da Igreja. Para ir até os jovens e proporcionar-lhes um encontro pessoal com o Mestre para que se tornem seus discípulos-amigos, e, como consequência, tornarem-se testemunhas da alegria desse encontro e escola de vida, a criação de Grupos de JM, parece uma resposta à altura do desafio missionário a que se propõem.

Estiveram presentes a jovem secretária paroquial, Ayla Maria; a coordenadora paroquial do setor juvenil, Bárbara Martins; os coordenares dos grupos de base, Maria Teresa e Samuel Martins; e o coordenador do COMISE NE 4, Francisco Ramires. A luz da consciência de que toda a Igreja é por sua natureza missionária refletiram a situação dos jovens na nossa cidade, estado, país e no mundo, procurando responder as suas interpelações olhando para o Pessoa de Jesus.

É preciso que pensemos maneiras de envolver os jovens e fazer com eles possam assumir sua missão de batizados.”, afirmou Bárbara Martins, coordenadora do Setor Juvenil Paroquial. “Estou animada! Precisamos animar os jovens de nossa comunidade para que descubram seu projeto de vida inspirados na amizade com Jesus.”, declarou Ayla Maria, secretária paroquial.

A dificuldade de criar estruturas e atrair os jovens para a comunidade de fé alimenta ainda mais o anseio missionário dos jovens. Para começar os trabalhos e articular os grupos de JM na paróquia, os jovens planejaram um Intercambio Missionário em forma de acampamento, que deverá acontecer no último final de semana de junho na cidade de Santa cruz do Piauí. Tudo em consonância com as lideranças do Regional e Nacional em vista de uma caminhada em unidade com as POM, na Obra da Progação da Fé.

Francisco Ramires,
Coordenador do COMISE NE4

Comentários