Diocese de Caxias promove encontro para Assessores da IAM e JM


Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Diocese de Caxias, no Maranhão, realizou o seu IV Encontro Diocesano da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (EDIAJUM). O encontro, realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, contou com a presença dos assessores de sete paróquias e teve o objetivo de despertar o olhar ao pequenos que necessitam de ajuda e conscientizar-nos da importância de parcerias e ações para ajuda-los.

O encontro teve início com o credenciamento, oração e apresentação das atividades das paróquias, repasse da assembleia regional da IAJUM que aconteceu em São Luís no mês de novembro de 2015. No momento seguinte iniciou a primeira formação com o tema: 'Abuso e exploração sexual infantil', com Katia Braga, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que trouxe a todos uma visão de abertura para essa triste realidade. Em suas palavras, nos alertou aos cuidados e atenções necessárias para identificar uma possível ação de abuso ou exploração sexual, de que sinais são dados por eles, no seu silêncio ou num simples desenho feito para demonstrar um grito de socorro.

Tivemos uma pausa para o almoço e ao retornar foi trabalhado a segunda temática: 'Psicopedagogia, as fases de nossa infância', com a psicopedagoga e assessora da IAM Oneymar Regina, da paróquia de São Benedito. Com sua explanação do tema, nos ajudou a entender um pouco mais sobre as fases vivenciadas na infância e adolescência, como lidar e acompanhar os momentos de transformações de cada um, encerramos o dia com o terço missionário e passeio turístico na cidade.


No domingo o encontro reiniciou com a celebração Eucarística na paróquia Nossa Senhora das Graças, presidida pelo vigário paroquial padre Gilberto, um momento de encontro com o Senhor Jesus na Eucaristia nos alimentando espiritualmente e agradecendo as graças recebidas na IAJUM de nossa diocese.

Após a celebração, retornamos as atividades com a presença dos representantes do Conselho Tutela, os conselheiros Anderson Feitosa e Tayse Reis que nos apresentaram o que é o conselho tutelar e os trabalhos realizados pelos mesmos, também nos mostrou a importância desta instituição para a defesa dos direitos e deveres de nossa crianças e adolescentes. Muitas indagações foram feitas aos conselheiros pelos participantes, algumas dúvidas tiradas e esclarecimentos em relação as ações do conselho tutela, um momento impar no encontro que nos fez ver o quanto é importante conhecer primeiro e tirar toda a visão negativa que temos em relação ao mesmo e assim ajudar as crianças e adolescentes que tem essa percepção de que “o conselho tutelar é para tirar a criança dos pais”, pois infelizmente é assim que muitos identifica.

Dando prosseguimento ao encontro, Roberth Sousa e Hildevan Nascimento, que são os representantes da JM da Diocese no regional, fizeram uma pequena apresentação sobre a Juventude Missionária: o que é JM, perfil do jovem missionário entre outros. Ainda, foi repassada as orientações para a 4ª JORNADA NACIONAL DA IAM, que terá como tema: IAM do Brasil a serviço da missão na Europa que será realizada dia 29 de maio de 2016. O encontro foi encerrado com a celebração do envio pedindo que o senhor abençoe a todos no retorno as suas casas.

Comentários