Juventude Missionária (JM) da Bahia planeja atividades e escolhe nova coordenação


Diante da urgência de renovar a coordenação e rearticular a caminhada da Juventude Missionária (JM) na Bahia, os coordenadores diocesanos da mesma presentes na Assembleia Missionária do Regional Nordeste 3, se reuniram, no dia 26 de setembro, para dar encaminhamentos necessários.

O encontro aconteceu no Centro de Espiritualidade e Pastoral Santa Tereza, em Serrinha (BA). Participaram representantes de cinco dioceses da Bahia, a coordenadora da JM de Sergipe, Caroline Souza dos Santos e o coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire), padre Antônio Niemiec, CSsR. O evento serviu também, para oferecer ajuda às dioceses e dar um novo impulso na caminhada da JM.

Os jovens fizeram avaliação das atividades realizadas em suas dioceses e paróquias. Traçaram também planos e projetos para melhorar a articulação da JM na Bahia. A partir desse planejamento, idealizaram algumas iniciativas em nível Regional, estadual e diocesano, tais como encontros de formação, aprofundamentos para coordenadores e líderes, intercâmbio e experiências missionárias.

Na ocasião foi eleita a nova coordenação: Daniel Bittencourt, da arquidiocese de Vitória da Conquista (coordenador), Nitércio Madeiro de Araújo Neto, da diocese de Bom Jesus da Lapa (vice-coordenador), Flávia Neves, da diocese de Paulo Afonso (secretária). Padre Irineu Meia, assessor espiritual do Comidi de Vitória da Conquista, foi indicado para ser assessor teológico da Juventude Missionária na Bahia.

O início da atuação da JM, no Regional Nordeste 3, se deu no encontro organizado pelo Comire e realizado em Vitória da Conquista, em junho de 2008. Naquele encontro, assessorado pelo padre Vitor Menenez, o então secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé que acompanha a JM, participaram jovens de diversas dioceses da Bahia e de Sergipe.

Com informações do Comire Nordeste 3

Comentários