Diocese de Campo Maior acolhe Nordestão da IAM e JM


A cidade de Campo Maior no estado do Piauí foi sede do IX Encontro de coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) dos regionais que compõem o Nordeste. O evento reuniu nos dias 02 a 04 de outubro, 70 lideranças do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão.

Eram crianças, jovens, seminaristas, sacerdotes, missionários, religiosas, leigos e leigas, todos motivados pelo tema: “IAM e JM da América a serviço da missão”, no propósito de partilhar a caminhada.

Os trabalhos foram assessorados pelo secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros e pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli. Dom Eduardo Zielski, bispo da diocese de Campo Maior e referencial da missão no Regional Nordeste 4 da CNBB, acompanhou toda a programação e destacou “o ardor missionário como algo necessário na vida dos grupos e pastorais”. A oração de abertura foi orientada pelas religiosas da Congregação das Filhas de Santa Elisabete.

Após apresentação dos participantes e da programação, no sábado pela manhã, dom Eduardo presidiu a missa e dirigiu a Leitura Orante da passagem de Efésios 4,11-16, que trata da caridade como uma prática que, ligados a Jesus Cristo, nos leva ao crescimento em todos os sentidos. Guilherme Cavalli refletiu sobre a “Mística dos olhos abertos”, como proposta de espiritualidade infanto-juvenil e o padre André Luiz de Negreiros, falou sobre a animação missionária no Brasil.

A programação incluiu uma mesa redonda com troca de experiências, desafios e esperanças no trabalho da IAM e JM. Na noite cultural, os participantes puderam saborear pratos típicos nordestinos e participar de uma quadrilha improvisada, além de assistir as apresentações do grupo da IAM de Nossa Senhora de Nazaré e da Quadrilha Girassol.

No domingo foi apresentada a Campanha Missionária 2015 que tem como tema ‘Missão é servir”, e lema: ”Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10,44).

O fim do encontro foi marcado pelo envio missionário realizado pelos coordenadores regionais e diocesanos da IAM e JM. “Ao sermos enviados com o sinal da Cruz, relembramos o nosso batismo assumindo o papel de anunciarmos a Boa Nova de Jesus”, explicou Maria José, coordenadora do Comire Nordeste 4, uma das organizadoras do evento.

Para o coordenador estadual da JM de Pernambuco, o jovem César Augusto, “um evento como esse é muito importante por que reúne duas obras que sempre devem andar juntas além de possibilitar a troca de ideias e aprendizado”.

O Nordestão é promovido anualmente pelas Pontifícias Obras Missionárias e as coordenações estaduais da IAM e JM do Nordeste, com o apoio dos Conselhos Missionários Regionais e Diocesanos.

Com informações da Pascom de Campo Maior (PI)

Comentários