JM em missão na Semana Santa


A Juventude Missionária (JM) de Vitória da Conquista (BA) encontrou neste ano um jeito novo de vivenciar a Páscoa, da forma mais concreta possível. Sendo “Igreja em Saída”, se dispôs a prática missionária entre os dias 2 e 5 de abril, Semana Santa.

Saíram de Vitória da Conquista na quinta-feira por volta das 15 horas, num grupo de cinco pessoas, em direção a comunidade Bom Jesus, na cidade de Lucaia a 35km . Foram recebidos por alguns integrantes da comunidade e hospedados em lares bastante acolhedores. A noite participaram da Missa de Lava Pés. Houve ali, uma vigília com o Santíssimo Sacramento durante toda a noite, onde permaneceram em adoração até as 22 horas.


A Sexta-feira Santa teve início com a Via-Sacra ás 6 horas, tal qual dia contemplativo e de silêncio espiritual, fizeram memória dos momentos mais dolorosos que Jesus viveu no caminho do calvário. Em seguida, os jovens missionários, acompanhados pelos jovens da comunidade, saíram em missão pela cidade visitando diversas famílias. O trabalho foi especial aos idosos e enfermos. Leituras bíblicas, bênçãos e orações, aspersão com água benta, palavras de conforto, cânticos, serviram de sinais do grande amor de Cristo anunciado e testemunhado naquela manhã. E para alegria ainda maior, também a Eucaristia foi levada aos mais necessitados, juntos aos ministros.

Enquanto isso, a adoração ao Santíssimo Sacramento continuou até ás 15 horas quando iniciou-se a celebração da paixão de Cristo, dirigida pela irmã Eliane (Medianeira da Paz) e pelo jovem missionário Daniel.  Seguiu-se a tarde santa e ao chegar a noite, a juventude missionária tomou conta da Rádio Lucaia. Ainda que envolvidos pelo mistério maior da Cruz e morte de Jesus, foram tomados pela alegria da nova experiência, transmitindo aos ouvintes da rádio mensagens pascais. Iniciaram com a reza do terço e ladainha de Nossa Senhora, seguindo  com textos reflexivos sobre a Desfiguração, Transfiguração e Configuração da Sagrada Face de Cristo, além de notícias e mensagem do Papa Francisco,  tudo  isso intercalado com músicas católicas.

O sábado, em expectativa de ressurreição, fez-se em missão e animação. Logo de manhã, de 9 ás 12 horas deram continuidade ás visitas as casas, seguindo o mesmo ritmo dos trabalhos de sexta. A tarde aconteceu um encontro com a juventude local, preparado pelos missionários, no qual desenvolveu-se, de forma descontraída a dinâmica do fósforo, onde cada um precisava se apresentar antes da chama do palito se apagar. Então refletiram iluminados pelo Evangelho de Mateus 5, 13-16 sobre como o jovem cristão precisa ser luz no mundo, as formas e o pouco tempo que ele tem para isso. Depois, as 19 horas, houve então a Vigília, mãe de todas as vigílias, em que celebraram jubilosos a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, dirigida pelas jovens missionárias Andressa e Jeane e animada por um grupo de cântico juvenil.


A alegria pela ressurreição deu abertura ao domingo de Páscoa. A juventude se divertiu bastante com slack line, seguido de um café da manhã partilhado e depois um maravilhoso encontro catequético que reuniu cerca de 50 crianças e 20 jovens, animado com histórias, músicas e brincadeiras. Refletiram sobre a importância da data, como vivê-la transmitindo a mensagem para todos os presentes que a vida deve ser celebrada diariamente. Daí então, a missão foi cumprida.

'E o Senhor enviou seus discípulos a anunciar, nas cidades e aldeias, que o Reino de Deus estava próximo, Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria". (Lc 10, 1-12, 17-20).

Comentários