JM da Paraíba realiza encontro estadual

 

Aconteceu de 27 a 29 de março no Centro de Treinamento da Diocese de Patos (PB), o Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI) da Paraíba. O encontro foi bastante animado e contou com a participação de representantes de duas dioceses e convidados, sendo assessorado pelo Secretário Nacional da Propagação da Fé, o jovem Guilherme Cavalli.

O encontro teve como formação principal a preparação dos jovens para os novos desafios que o mundo contemporâneo impõe para o seguimento de Jesus, e para isso foi apresentada a proposta para que os grupos de Juventude Missionária vivam com intensidade a Jornada do Jovem Missionário - Caminho para o discipulado à Jesus.

Assim, o assessor Guilherme Cavalli fez questão de enfatizar a necessidade de um descobrimento e encontro verdadeiro com Jesus Cristo, para que possamos verdadeiramente promover uma "missão em saída", ao contrário do que infelizmente vem acontecendo, e como bem enfatizou recentemente o Padre Sávio: "conseguimos inventar uma missão sem saída."

Ainda contou com diversos momentos de interação, debates, orações, dinâmicas e brincadeiras, tudo voltado para o carisma missionário e convivência com o outro, refletindo a dinâmica do encontro com Jesus na pessoa do próximo.

A celebração eucarística do Domingo de Ramos nos fez recordar que o Rei do Universo fez aquela cidade "tremer" com a sua entrada triunfante. O terço missionário nos lembrou da missão além fronteiras. O momento de conversa de cada Diocese nos fez lembrar que ainda temos muitos desafios pela frente.


A noite cultural foi marcante, promovendo um momento de descontração entre os participante, promovendo e valorizando a cultura local, com músicas, roupas, comidas típicas e brincadeiras populares tão arraigadas no nordeste brasileiro.

Ao final do encontro, no momento do envio missionário, cada participante pôde assumir o seu compromisso missionário individual, assinando um pequeno documento que representava o compromisso missionário, mesmo sendo uma pequena metáfora para refletir, certamente tocou cada um em profundidade, na certeza de que é preciso fazer com que a mensagem eterna de salvação chegue a todas as periferias existenciais que ainda precisam da luz do evangelho sabendo que a "mensagem é mais importante do que o mensageiro."



Comentários