Formação e animação missionária em Araguatins (TO)


Aconteceu no dia 11 de abril, na cidade de Araguatins (TO), um encontro de formação e animação missionária para jovens e adolescentes das Paróquias de São Vicente Ferrer e Jesus Bom Pastor, pertencentes à Diocese de Tocantinópolis (TO). Durante a formação foi trabalhado os seguintes temas: “O que é Juventude Missionária?”, “O que é Infância e Adolescência Missionária?”, “Perfil e Identidade da JM”, “Metodologia da IAM e JM”.

Olhando pra realidade das crianças e jovens de nossas paróquias (Jesus Bom Pastor e São Vicente Ferrer), vi com o Padre Edimar a necessidade de animar o ser missionário que estava guardado no coração deles. Acredito que a IAM e a JM vão contribuir muito para a evangelização em nosso território paroquial.”, explicou o seminarista Manoel, e festejou: “Nosso encontro de formação para assessores foi realmente uma graça de Deus. No mesmo percebi a alegria deles ao ver as maravilhas que a missão pode oferecer. Fico muito grato a Deus por este momento e que os padroeiros dos missionários, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do menino Jesus interceda a Deus por nós”.


O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e foi um momento de muito dinamismo, diálogo e escuta, buscando resgatar a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa formação foi importante, pois como já participo da JM, só aumentou o meu desejo em continuar esse trabalho maravilhoso”, partilhou a jovem Jackeline Dino. As palestras ficaram por conta dos jovens Mattheus Barbosa (JM de Ananás), Thiago Borges (JM Santa Terezinha – Araguaína), Eline Costa (Coordenadora Diocesana da JM) e George Henrique (Coordenador Estadual da JM).

A formação foi enraizada na importância do protagonismo da criança, adolescente e jovem, em seus respectivos grupos, e a necessidade da JM trabalhar em prol do assessoramento dos grupos da IAM, para que as Pontifícias Obras Missionárias caminhem juntas no estado, promovendo a cooperação missionária e garantindo o carisma de cada grupo. O último momento da formação foi de apresentação do material da Jornada do Jovem Missionário, em comemoração aos 10 anos da Juventude Missionária no Brasil (para ter acesso ao material, clique aqui).


“Foi muito importante para nós essa formação, pois houve um aprendizado e uma troca de conhecimento significativa para nosso crescimento enquanto assessores da IAM e da JM. Como não tínhamos participado de nenhuma formação missionária, havia várias dúvidas que foram sanadas”, exortou Cléumita – Assessora da IAM e JM da Paróquia Jesus Bom Pastor.

Comentários

Unknown disse…
Encontro mais que ótimo!
#JMForte #JM10Anos #JJM #IgrejaJovem