Minas Gerais e Espírito Santo realizam EDIJAM


Entre os dias 13 a 15, aconteceu em Belo Horizonte (MG), o Encontro Regional de Formação para Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM). Conhecido como EDIJAM, o encontro ocorreu na Obra Social Madre Maria de Jesus e reuniu coordenadores diocesanos e estaduais dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que formam o regional Leste 2 da CNBB.

A formação contou com a assessoria do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM. No sábado pela manhã, o assessor desenvolveu temáticas sobre a Obra, e abordou a presença da mesma no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Apresentou também, a 3ª Jornada Nacional da IAM que será celebrada no dia 31 de maio  e que tem como tema  “IAM da América a serviço da IAM da Ásia”.

Durante a tarde, padre André apresentou o subsídio introdutório da Jornada do Jovem Missionário – Itinerário formativo, material que será disponibilizado neste ano aos grupos de JM existentes no Brasil. No domingo, dia 15, o assessor trabalhou a temática “IAM nas Escolas” e apontou caminhos para ter uma unidade entre a metodologia das Pontifícias Obras Missionárias e as implementadas nas escolas de congregações católicas.

No encontro, aconteceram as sucessões das coordenações estaduais da IAM e JM de Minas Gerais. Pela IAM, Maria das Dores Silva Santos deixou o serviço de coordenadora estadual que será assumido por Júlia Baratti. Pela JM, Marcelo Bleme assumiu como novo coordenador no lugar de Érica Júlia Ventura.

Na noite de sábado, aconteceram apresentações culturais promovidas pelas crianças e adolescentes que integram a Obra Social Madre Maria de Jesus, iniciativa acompanhada pelas Irmãs e noviças da congregação de Nossa Senhora das Dores.

Comentários