Intercâmbio Missionário reúne 130 jovens na arquidiocese de Brasília


“Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Com o tema que remete às Bem-Aventuranças do Evangelho de Mateus, a Juventude Missionária (JM) da arquidiocese de Brasília realizou, entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, no Varjão (DF), o VI Intercâmbio Missionário. O encontro contou com a participação da Juventude e Adolescência Missionária da arquidiocese de Brasília e da diocese de São Luís dos Montes Belos (GO).

Entre as atividades que integraram a programação, os 130 jovens presentes estudaram maneiras de alimentar a espiritualidade missionária a partir da Leitura Orante. Conduzida pelo secretário nacional da Obra da Propagação da Fé – Juventude Missionária, Guilherme Cavalli, a conversa trouxe elementos e pedagogias para interpretação dos textos bíblicos. “Não podemos tomar os livros sagrados como fábulas. Precisamos utilizar das chaves de leituras históricas, das compreensões das figuras de linguagens utilizadas por esses para então buscarmos, com o mesmo Espírito com o qual foi escrito, os ensinamentos que eles têm para nós”, comentou Guilherme.  “A prática da Leitura Orante fará com que não assumamos uma postura legalista, intimista ou fundamentalista, mas que sejamos jovens missionários a partir do amor de Jesus por todos”.

A missa de abertura das atividades foi presidida pelo secretário na Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias e contou com a presença da Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional. Na sequência Irmã Vanézia Silva Pereira, também da CRB, orientou um momento de espiritualidade e Adoração ao Santíssimo. 

Integração e Partilha
A integração entre as dioceses participantes, a renovação do ardor missionário, a realização da Leitura Orante para fortalecer nossa fé e conhecimento, serviram para o nosso crescimento como pessoa cristão”, ressaltou Gustavo Dias, membro da JM da diocese de São Luís dos Montes Belos.

O intercâmbio proporcionou aos jovens e adolescentes momentos de espiritualidade a partir de desertos e celebrações eucarísticas. Como integração e diálogo com a comunidade, durante o sábado, 27, os missionários realizaram visitas na comunidade onde ocorreu o encontro. Após a missa celebrada por dom Valdir Mamede, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e referencial para a missão na região Centro-Oeste, aconteceu o Terço Missionário e a noite cultural na paróquia Nossa Senhora do Lago, Norte de Brasília.
Para a coordenadora distrital da JM, Thais Duarte, o final de semana foi de diálogo e partilha. “O intercâmbio foi momento de formação e crescimento. Compartilhar as realidades das juventudes é enriquecedor para nossas dioceses já que dialogamos sobre as alegrias e dificuldades e juntos buscamos alternativas para melhorar o trabalho”. Esse também foi ponto destacado por Isabel Carolina que acrescentou. “Além da troca de experiências, foi tempo de intensificarmos a busca e o conhecimento de Jesus para então encontrarmos meios de transformar as nossas realidades a luz dos seus ensinamentos”.


Para encerrar as atividades do VI Intercâmbio Missionário, os jovens visitaram a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) onde puderam aprofundar a história das Obra.

Comunicação JM Brasília (DF)

Comentários