A cidade de Crato acolhe encontro estadual de coordenadores e assessores da IAM e JM


O Centro de Expansão dom Vicente Matos, na cidade de Crato (CE) acolheu, nos dias 21 a 23 de novembro, o Encontro estadual de aprofundamento para coordenadores e assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. 

A programação abriu com a oração e apresentação dos 53 representantes de sete dioceses do Ceará, que foram organizados em cinco grupos para a realização de atividades prevista. Na formação, padre André Luiz Negreiros, secretário nacional da IAM refletiu sobre comunicação e passou orientações sobre a IAM na escola. Em seguida, os coordenadores diocesanos partilharam as atividades realizadas pela IAM e JM ao longo do ano. Padre André repassou as conclusões do 1º Congresso Americano da IAM realizado no mês de maio no Santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. 

Ao final do dia padre André e Arlane Markley conduziram os encaminhamentos para eleição da nova equipe estadual da IAM, que ficou assim constituída: coordenadora: Estefânia Lima (arquidiocese de Fortaleza); vice-coordenadora: Socorro Farias (diocese de Crato); secretária: Ariane Gleicie (arquidiocese de Fortaleza); tesoureiro: Kelson Bruno (diocese de Sobral) e responsável pela comunicação: Oolibama do Espírito Santo (arquidiocese de Fortaleza). Arlane Markely, até então coordenadora estadual foi escolhida como assessora. A nova equipe deverá iniciar o mandato de dois anos, em janeiro de 2015. 

Houve ainda uma avaliação do encontro e a organização do calendário para o próximo ano ficando decidido a realização do Congresso estadual a cada dois anos e o aprofundamento anualmente. A diocese de Tianguá irá acolher o próximo encontro. Depois dos encaminhamentos todos participaram da noite cultural que teve como temática uma festa infantil. 


No domingo, os participantes se reuniram com mais de 500 crianças e adolescentes dos grupos de IAM da diocese de Crato, nas proximidades da estátua do padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte. Todos seguiram em caminhada até a igreja do Bom Jesus do Horto aonde participaram da missa em ação de graças pelos 20 anos de caminhada diocesana da Obra. A celebração eucarística foi presidida pelo padre José Vicente, vigário geral da diocese e concelebrada pelo padre André Luiz Negreiros. 

No final, o seminarista Flávio Lorrany, da cidade de Triunfo, Pernambuco animou um show missionário.

Comentários