Jovens missionários participam da 1º Missão Jovem na Amazônia


Com o objetivo de atender ao apelo do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) - “Ide, sem medo, para servir” – a Igreja no Brasil envia 60 jovens para a 1º Missão Jovem na Amazônia. A experiência missionária que iniciará na próxima segunda-feira, 1º e se estende até dia 15 de dezembro, é uma realização das comissões da CNBB para a Juventude,  Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e da Amazônia, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias. 

A Juventude Missionária (JM) esteve no processo de organização da missão e envia 10 jovens ligados às Pontifícias Obras Missionárias do Brasil e do Paraguai.

A secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária do Paraguai, Lorena Zarza, é uma das jovens que vivenciarão a experiência junto às comunidades ribeirinhas e indígenas. “Minhas expectativas ao participar da Missão Jovem vão desde a troca cultural, do idioma e da experiência de fé que aquele povo cultiva”, comenta a jovem. “Encontraremos com pessoas que moram em realidades distintas, mas que vivenciam a mesma fé em Jesus que é amor. Para isso, devemos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo que é o agente da missão”. 

A diocese de Uruaçu (GO) envia para experiência dois missionários, o coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) do Centro Oeste, padre Marcelo Gualberto, e o jovem Antônio Carlos, coordenador diocesano da Pastoral Juvenil. Para padre Marcelo, que já foi secretário nacional da Obra da Propagação da Fé, a experiência ajudará os jovens missionários a entender cada vez mais a necessidade de uma Igreja em saída. “Iremos com o coração aberto com a certeza de que apreenderemos muito mais que iremos ensinar”, destacou padre Marcelo, responsável pela equipe que irá para a diocese de Parintins. 

Entre os jovens missionários que representam as Pontifícias Obras Missionárias na 1º Missão Jovem na Amazônia estão Érica Julia e Marcelo Bleme, de Minas Gerais, Geovana Mendes e Bruno Meyer Levy, do Paraná, Lucas Ferro Brito, de Alagoas, Anderson Rocha, do Ceará, Diego Raposo, de São Paulo, e Lorena Zarza, Claudia Aguero e Patricia Torales representantes das Obras Missionárias do Paraguai.

Comentários