Juventude Missionária da diocese de Caicó (RN) realiza Encontro


Como parte das atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, a Juventude Missionária (JM) é uma realidade em muitas dioceses do Brasil. No último domingo, dia 03, a JM da diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte (RN) realizou o seu Encontro diocesano. O evento aconteceu em Jardim do Seridó (RN), com a participação de 175 jovens dos 11 grupos existentes nas sete paróquias da diocese.

A programação iniciou com a missa celebrada no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, pelo padre João Junior, seguido de uma reflexão sobre a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium do papa Francisco com destaque para o tema: “Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário... a alegria da evangelização”.

Assessorou a formação o padre João Junior, diretor espiritual da JM, que em suas colocações destacou o chamado à vocação missionária através do mandado de Jesus Cristo a cada jovem cristão batizado. “Da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído, pois o encontro com Ele renova a vida e traz a verdadeira felicidade”, afirmou o padre. Ele falou ainda, que “é preciso conhecer e amar a Jesus Cristo para então transmiti-lo a outros jovens, tornando-se Igreja em saída, em missão, sentindo a vida renovada através da fé experimentada”.

A alegria do Evangelho e a verdadeira felicidade que está em Cristo, foi destaque nas apresentações teatrais do grupo ALACER que animou o encontro na parte da manhã. À tarde em grupos, os jovens elaboraram propostas de ação para a JM, respondendo a duas questões elaboradas a partir da reflexão do tema. Enquanto isso, os coordenadores e assessores se reuniram com a coordenadora Estadual da JM, Maria Josiane da Costa para partilhar as experiências dos grupos, relatar as realidades e receber orientações a cerca do material, organização, identidade e carisma da JM.

Como gesto concreto do encontro, a Equipe de articulação diocesana assumiu o compromisso de iniciar as visitas aos grupos para conhecer a realidade de cada um e poder acompanhá-los, dando continuidade à articulação promovida por este encontro.

Fazemos votos para que essa obra cresça e frutifique em nossa diocese”, afirmou padre Fabiano Dantas, assistente Eclesiástico do Setor Juventude.


Segundo Juciane Chianca, articuladora diocesana da JM, “foi lindo ver algo a tanto tempo sonhado se tornando realidade, além da alegria estampada no rosto dos jovens, tanto dos que serviram, como dos jovens de outras paróquias”, avaliou a jovem.

Maria Josiane da Costa, coordenadora Estadual da JM, parabenizou a Equipe organizadora do encontro e aos jovens que responderam ao chamado. “Meu coração se encheu de alegria e emoção por estar no meio de jovens que desejam cultivar a vocação missionária. Que a alegria do Evangelho nos impulsione na caminhada. Jovens missionários, sempre solidários”, complementou.

Comunicação JM do Rio Grande do Norte

Comentários