JM presente no XI Inter-Regional de Missiologia, em Brasília


Com o objetivo de acolher práticas missionárias da Igreja e as refletir a partir do Evangelho, o Conselho Missionário Regional (Comire) Centro-Oeste realiza o Curso Inter-regional de Missiologia. Em sua 11º edição, o encontro neste ano aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 24 e 27 de julho.

Leigos, padres e religiosas, juntamente com dom Vitório Pavanello, bispo emérito de Campo Grande (MS), fazem parte do grupo de 40 missionários vindos dos regionais Centro-Oeste, Norte 3, Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB.

A formação contou com a assessoria de padre Alcides Costa, superior provincial dos missionários Combonianos no Brasil Sul, e trouxe como instrumento de estudo a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”. Em sua fala, padre Alcides destaca a importância de fazer da exortação escrita por papa Francisco, manual do missionário. “Suscitar a misericórdia, primeiramente aos pobres é cumprir a opção de Deus. ‘A Alegria do Evangelho’ nos desafia ao anúncio e ao convite para uma Igreja em saída”. O missionário comboniano questiona os presentes quanto às ações pastorais que desenvolvem em suas comunidades. “Aquilo que fazemos como atividades pastorais, são ações missionárias? Precisamos aprender a arte do acompanhamento e do diálogo, assim daremos ao nosso caminhar o ritmo da proximidade com um olhar respeitoso e cheio de compaixão. Esse é remédio para fugirmos da pastoral engessada e conservadora”.

Para o coordenador do Comire Centro-Oeste, padre Marcelo Gualberto, o encontro proporciona a integração dos regionais e sua atividades. “Uma das grandes riquezas da missão é o diálogo e a troca de vivências. Esse aspecto está sendo um ponto muito positivo em nosso encontro. Além disso, a temática dessa formação proporciona a reflexão do contexto onde a missão acontece, já que se trata de um assunto muito atual”.


Quanto à ação missionária do Regional, padre Marcelo lembra que a formação fornecerá pistas de renovação paroquial através da missão. “A Exortação e sua carga missionária deverá orientar a ação do nosso Regional, nossas dioceses e paróquias. Esse momento está servindo como uma injeção de ânimo para as comunidades. A partir do papa Francisco e sua carta, devemos assumir ainda mais a postura de uma Igreja que está essa saída e transformar nossas paróquias em comunidades missionárias”.

Entre as atividades do sábado, 26, aconteceu a apresentação da Campanha Missionária 2014. O diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti mostrou o material deste ano e lembrou a importância de dinamizarmos a Campanha nas realidades paroquiais. “Ao animar a Campanha Missionária no mês de outubro, suscitamos nossa própria paróquia para a consciência universal da missão”, comentou. “Quando compreendermos esse compromisso, conseguiremos abandonar a ideia de que nossa Igreja é somente a nossa paróquia. Somos Igreja missionária para o outro e a Campanha Missionária vem reforçar a natureza da Igreja, que é estar em saída”.

O 11º Curso Inter-regional de Missiologia encerrou suas atividades nesse domingo, 27, com a celebração de envio.

Guilherme Cavalli
FONTE: Pontifícias Obras Missionárias


Comentários