Regional Sul 1 da CNBB realiza encontro de formação para a JM


Entre os dias 18 e 20 de julho, a Juventude Missionária (JM) do Estado de São Paulo esteve reunida na sede da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM) para seu encontro estadual de nível II, que teve como tema: “Missão a Luz da Palavra de Deus”. Este encontro, mais aprofundado, teve como prioridade analisar os documentos da Igreja e despertar para a leitura dos mesmos.

Os 34 jovens vindos das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Franca, Presidente Prudente, São José dos Campos, Caraguatatuba e Santo Amaro, foram acolhidos na sexta-feira, 18, onde apresentaram a realidade de seus grupos de JM e do trabalho que vem sendo realizado, principalmente, após da Jornada Mundial da Juventude.

A manhã do sábado, 19, iniciou com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Valdiran, pároco na região Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo. A manhã de formação foi conduzida pelo jovem Tiago Scalco, assessor estadual da JM. O assessor trabalhou os documentos de Aparecida, Ad Gentes e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.


No fim da tarde, os jovens foram separados por grupos para se estudar a Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM, do Papa Francisco.

Já no início da noite, Diego Coelho, Coordenador Estadual da JM, apresentou o primeiro "Sudestão", encontro que será realizado na cidade de Belo Horizonte (MG), no mês de novembro, e reunirá jovens missionários de todos os estados da região Sudeste do país.

As atividades do domingo, 20, começaram com a Santa Missa presidida pelo padre Mário de Carli, Missionário da Consolata. Após a celebração, Tiago apresentou o projeto "Lectionautas Brasil", sobre a Lectio Divina. Novamente os jovens foram separados por grupos com o intuito de realizar a leitura orante do Evangelho.


Hora de Compromissos
No fechamento do encontro a coordenação estadual fez os repasses de compromissos que devem ser assumidos durante o segundo semestre deste ano: vivenciar a leitura dos documentos da Igreja e dividir isso com os demais membros dos grupos; realizar a leitura orante da Bíblia; trabalhar, com a metodologia da JM, o tema "Amazônia", em sintonia com o projeto Missão Jovem na Amazônia, na qual, o jovem Diego Raposo, vice-coordenador estadual da JM; escolher dois representantes de cada diocese para participar do “Sudestão”; agendar uma data para a coordenação estadual visitar a diocese.

O encontro foi encerrado na capela da OCM com o envio missionário. “Agora é hora de levar tudo o que foi aprendido durante todo o fim de semana à nossas dioceses”, esse foi o compromisso lançado no envio.

Confira mais fotos no perfil do Facebook da JM do Regional Sul 1. Clique aqui.

Informações da JM do Regional Sul 1

Comentários