JM realiza formação na diocese de Itapipoca, Ceará


De 23 a 25 de maio, a cidade de Itarema, no Ceará, foi palco do Encontro de Líderes da Juventude Missionária (Eljumi) Nível II. A cidade pertence à diocese de Itapipoca e recebeu representantes de 20 grupos da JM para a formação, momento em que os participantes puderam aprofundar sua experiência missionária.

O encontro teve início com a acolhida e apresentação dos jovens que participaram do encontro.  Em seguida, foi realizada a revisão da formação inicial da Juventude Missionária com temas como: perfil, identidade, carisma e metodologia. Posteriormente aprofundou-se a Exortação Apóstólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), do papa Francisco.

Os jovens foram apresentados ao desejo do Santo Padre de contagiar a todos com a alegria do anúncio do evangelho, ressaltando o caráter missionário da Igreja e a necessidade de reformar todas as estruturas, ao invés de buscar a sua preservação.

Para Emília Saraiva, participar do Eljumi foi uma importante experiência, pois permitiu agregar conhecimentos em relação à missão, que posteriormente serão compartilhados em seus grupos. “Durante o encontro, aprendemos a como despertar e manter em cada jovem o espírito missionário. Esses dias foram bem proveitos, pois trago em minha bagagem novidades para a JM de minha paróquia”.

Durante a formação, os jovens também vivenciaram uma oficina de espiritualidade com a irmã Célia, que relatou a sua experiência missionária em Moçambique. Além disso, os participantes acompanharam oficinas sobre grupos de jovens, sua implantação, desenvolvimento e preservação, bem como a importância da alegria e do testemunho de jovens missionários.


O encontro, que teve assessoria dos jovens Lucas Guerra e Flávio Rebouças, membros da Coordenação Estadual da JM NEI, deixou sementes de acordo com Beatriz Albuquerque. “O encontro nos plantou uma nova semente, a semente da esperança. Continuo a dizer que quando Deus age nada impede a felicidade e satisfação daqueles que o recebem. Nós sabemos o que enfrentamos e sabemos também o quanto aproveitamos cada momento que passamos juntos”, ressaltou.

Comentários