Encontro em Goiás reúne jovens de 4 dioceses


A Diocese de São Luís de Montes Belos (GO) recebeu entre os dias 2 e 4 de maio o Encontro de Líderes da Juventude Missionária (Eljumi) - Nível II. Cerca de 75 pessoas participaram do encontro, que acolheu jovens e assessores de quatro dioceses – Jataí e Ipameri, ambas de Goiás, Barra do Garças, de Mato Grosso, e arquidiocese de Brasília, além da própria diocese que acolheu o encontro.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, foi responsável por assessorar o evento e começou sua apresentação falando um pouco sobre as atividades da Obra que representa. Ele aproveitou ainda para lembrar a todos que durante a atividade, mas precisamente no dia 3 de maio, a Obra comemora seus 192 anos. Os participantes, animamos pela data, organizaram um cofre representando a cooperação material dos grupos de JM presentes no encontro.

Para Thaís Duarte Queiroz, coordenadora da JM da Província de Brasília, as falas do secretário deram ainda mais animo para a missão. “A formação com o Guilherme nos deu um animo ainda maior para a missão, para nosso dia a dia nos grupos de base. Creio que vamos melhorar nosso trabalho como o que aprendemos aqui, vivenciando realmente a missão em todos os níveis e principalmente a nível Ad Gentes”, disse.

Essa edição do encontro contou com um maior numero de participantes e reuniu jovens de diferentes estados. Esse diferencial em relação a outras edições permitiu uma maior troca de experiências, de acordo com alguns presentes. “Nunca conheci tanta gente antes, foi maravilhoso esse contato com jovens de outras cidades e a formação é ótima, muita coisa que eu jamais pensei em aprender, o assessor passou muito conhecimento para nós”, declarou Nathaniel Silva, da diocese de Jataí

A jovem Érica Kaíne Ribeiro de Sousa, da arquidiocese de Brasília, falou sobre a experiência e a importância do encontro para a realização das atividades junto a outros jovens. “Foi uma formação que molda e leva ao chamado missionário de Cristo, que educa e reaviva essa vocação sublime de levar o Evangelho e o amor de Deus a todos os povos”, afirmou.

Famílias missionárias
Guilherme Cavalli também falou aos presentes sobre as Famílias Missionárias, outro grupo missionário que pertence a Propagação da Fé e que está se tornando realidade no Brasil. A convite do secretário, o senhor Danivan Ferreira, assessor do grupo das Famílias Missionárias de Caldas Novas, e a senhora Maria Darcilene, integrante da Família Missionária de Rio Verde, deram seus testemunhos sobre o início das atividades em suas comunidades e como estão conseguindo manter os grupos em suas realidades.

Ao longo das atividades, Guilherme apresentou a reflexão das Bem Aventuranças e motivou os participantes através das citações da Exortação Apostólica do papa Francisco, a Evangelii Gaudium. Após o intervalo a diocese de Jataí dirigiu o momento de espiritualidade com os jovens, chamando os presentes a rezar o terço missionário, momento em que eram lançadas reflexões para a Juventude Missionária.

O primeiro dia de atividades chegou ao fim com a realização de uma noite cultural. Os participantes se divertiram, dançaram e festejaram junto com membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que estavam realizando seu 3º Arraiá.


Os trabalhos continuaram no dia seguinte com a celebração da santa missa na catedral São Luiz Gonzaga, presidida pelo padre Carlos Arantes, que há mais de 15 anos contribui, articula e apoia a IAM e a JM da diocese. Durante a celebração os participantes do encontro foram apresentados à comunidade, juntamente com Guilherme, e receberam os agradecimentos de Fabia Rodrigues, que acompanha a equipe diocesana da JM.

O encontrou chegou ao fim com um saldo bastante positivo, seja pelo número de participantes seja pelo conteúdo trabalhado e pela aproximação que permitiu entre os diversos grupos de JM presentes. A troca de experiências e a partilha sobre suas realidades aconteceram durante todo o evento.

Para Wallyson Bruno de Carvalho, de Brasília, foi uma grande experiência participar da atividade. “Saio daqui com bastante aprendizado e conhecimento. É com grande alegria que voltaremos para as nossas comunidades de origem inflamados pelo ardor missionário, com vontade e gás para construir um mundo melhor e mais justo”, finalizou.

Maria Darcilá Rodrigues
Coordenadora da JM – Província de Goiânia
Regional Centro-Oeste e representante da JM
Macrorregião Centro-Oeste (GO, DF, MT e MS)

Comentários