Juventude Missionária Gaúcha celebra sua caminhada


Gurizada vai à missão. Aconteceu nos dias 25 e 26 de Janeiro o “Acampartilha tua Fé”, encontro estadual da Juventude Missionária Gaúcha. A comunidade São José da paróquia da cidade de Maquiné, diocese de Osório, sediou o evento que reuniu 80 jovens missionários do estado do Rio Grande do Sul, juntamente com seus assessores. Além de integração entre os grupos, a programação incluiu terço missionário, gincanas e partilhas da missão.

O bispo da Diocese de Osório e referencial das Missões no Rio Grande do Sul, Dom Jaime Pedro Koh, esteve presente no acampamento. Em sua homilia, Dom Jaime ressaltou a importância de estarmos inteiramente dispostos à missão, como discípulos jovens missionários de Jesus Cristo.


Para isso, o bispo usou como exemplo a leiga missionária que também participou do encontro, Daniela Gamarra. “Não sou uma extraterrestre, que não tem inúmeros medos. Sou uma jovem igual a todos a vocês, e me dispus a viver a missão na África”, partilhou Daniela em conversa com os jovens. Ela se encontra em Moçambique há um ano e dois meses e trabalha com medicina alternativa junto à comunidade de Moma, onde também assessora um grupo de Infância e Adolescência Missionária.

A partilha da Daniela e a carta de agradecimento pelo valor enviado em uma de nossas coletas no ano passado, foi o momento que mais me marcou. Eu me senti parte de uma Igreja que é universal. Ajudar mais, deixar de privilégios ou de comprar algo para me sacrificar de verdade, como a minha doação, esse é o meu propósito”, comenta a jovem missionária, Renata Muller. Como atitude concreta do encontro, os jovens tomaram como compromisso além fronteiras a solidariedade em favor do projeto Igrejas Irmãs: Rio Grande do Sul – Moçambique. Depois da partilha da jovem Daniela, que trouxe a realidade da missão Ad Gentes para o acampamento, os grupos de JM se comprometeram à ajuda para os irmãos da África com o cofrinho missionário do encontro. Os missionários também assumiram de se fazerem agentes protagonistas na coleta de Pentecostes, realizada pelo Conselho Missionário Regional Sul 3 em prol da missão na África.


O “Acampartilha tua Fé” foi uma parceria da Diocese de Osório, Conselho Missionário Regional Sul 3, Infância e Adolescência e Juventude Missionária do Rio Grande do Sul.

JM - Rio Grande do Sul

Comentários