Juventude Missionária estuda Leitura Orante da Bíblia


Representantes das diversas atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) reunidos em Assembleia, em Brasília (DF), receberam na manhã desta sexta-feira, 13, a assessora da Comissão para a Amazônia da CNBB, Irmã Irene Lopes, que conduziu uma reflexão sobre espiritualidade missionária. O estudo se concentrou na Leitura Orante da Bíblia, um dos métodos populares de ler a Palavra de Deus.

Irmã Irene apresentou o Manual de Lectio Divina para Jovens Discípulos Missionários da Vida, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Em seguida explicou que a prática pode ser feita de forma pessoal, mas se aconselha fazê-la em comunidade através de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

A religiosa destacou também, a necessidade de um amplo acesso à Sagrada Escritura por parte do povo. “Para se ter bom êxito na Leitura Orante, temos que, primeiramente, criar um espaço externo e interno de silêncio, ter uma atitude de fé em acreditar que o texto bíblico é inspirado, assim como quem o lê também é. Devemos ter abertura de coração para ouvir e entender a palavra e invocar o Espírito Santo para o dom do entendimento”, ressaltou a assessora. Ela recomendou escolher o texto com antecedência e evitar textos longos. “Devemos ler o texto como se fosse a primeira vez e, logo após, meditar sobre o que foi lido e recontar a nós mesmos retomando o texto sempre quando necessário, anotando e sublinhando os aspectos necessários. É importante executar os quatro passos e dividir o tempo para que todos sejam executados”, completou.

Após receber as orientações os participantes da Assembleia se organizaram em grupos para, em base à leitura do Evangelho de Mateus (19, 16-22), responder algumas perguntas propostas pelo Manual de Lectio Divina. O resultado dos trabalhos foi partilhado em plenária.

Célia Serafim de Souza Miranda mora em Barra do Garças e representa a JM no Mato Grosso, estado que conta com pelo menos seis grupos atuantes. Para ela, chama a atenção “a forma como se faz a Lectio divina. É um método que ajuda a não somente ler, mas compreender e repassar os ensinamentos aos demais jovens”. Célia revela que já vem utilizando o método e diz que essa prática lhe traz muita paz interior e com a família.


O estado de Pernambuco é formado por dez dioceses e em pelo menos sete delas têm grupos de Juventude Missionária. Jadson Bezerra, coordenador da JM no estado destaca que, “o contato diário com a Palavra de Deus é fundamental na vida do missionário. Esse contato pode ser obtido com a Leitura Orante, uma forma dos jovens lerem a Bíblia. O mais importante de tudo que foi exposto pela Irmã Irene é a vivência da Palavra na missão que pode transformar a nossa realidade e a dos outros a partir daquilo que se lê e se reflete da Bíblia”, diz Jadson. Ele conta que “os ‘lectionautas’ são aqueles pessoas que têm o hábito de fazerem diariamente ou pelo menos uma vez por semana, a Lectio Divina.

Reunidos por macrorregiões os coordenadores partilharam as conquistas e desafios encontrados nos estados. Definiram ainda a planificação das atividades para 2014. Cursos de formação para coordenadores e assessores, encontros de intercâmbio, articulação e animação missionária e divulgação dos trabalhos, são algumas das principais ações planejadas.

Participam do encontro anual todos os coordenadores estaduais da Juventude Missionária (JM), além de representantes das Famílias Missionárias, Grupos Missionários, Idosos e Enfermos Missionários. Esta é a 6ª Assembleia Nacional e tem como tema: “Juventude em Missão”, e lema: “A quem eu te enviar, irás”, a mesma temática da Campanha Missionária 2013. Os trabalhos que iniciaram nesta quinta, 12, encerram no domingo, 15, com uma missa presidida por dom Valdir Mamede, bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Missão no Regional Centro Oeste da CNBB.

FONTE: POM - 13/12/2013

Comentários