Encontro aborda a revitalização da Pastoral Juvenil


Mais de 350 pessoas, que atuam na evangelização da juventude em todo país, participam do Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, que teve início na quarta-feira, 11 de dezembro, em Brasília (DF). Sob a coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, os participantes deverão, até o próximo domingo, planejar as atividades de evangelização dos jovens no Brasil para os próximos anos.

A missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Passo Fundo (RS), dom Antonio Carlos Altieri. Em seguida, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, dirigiu uma palavra aos presentes, ressaltando que o encontro é um terreno para acolher a Palavra e colher frutos. Sobre o planejamento das atividades, recomendou que é necessário “lançar sementes que frutifiquem”.

A primeira palestra foi proferida pelo bispo de Caruaru (CE), dom Bernardino Marchió, que apresentou a visão eclesial sobre as transformações sociais e espirituais que resultam da Jornada Mundial da Juventude. Para o bispo, a Igreja deseja manter esse protagonismo juvenil como fonte de mudança. “Percebemos a necessidade de ter um diálogo mais adequado e próximo da juventude. Pois, acima de tudo, o jovem tem um coração, uma alma, pensamentos, sonhos e ideais”, destacou.

Participam do encontro os bispos referenciais da juventude nos regionais da CNBB, os coordenadores nacionais de algumas pastorais afins, além da equipe jovem de comunicação e a coordenação da Pastoral Juvenil Nacional. Está prevista a presença do conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Piergiorgio Bertoldi.

Fonte: CNBB/ Jovens Conectados

Comentários