Vocação Missionária e Vida Religiosa Consagrada


Em fidelidade ao chamado do Espírito, a Vida Religiosa Consagrada assume a missão do seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético e testemunhal junto ao povo de Deus, articulada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Vida Religiosa Consagrada tem a missão como parte de sua identidade e busca vivê-la via espiritualidade evangélica de testemunho e partilha.

Uma das grandes expressões da missão da Vida Religiosa Consagrada é sua opção preferencial pelos empobrecidos e excluídos, pela profecia e anúncio missionário e pela acolhida às exigências dos novos tempos. No Brasil os religiosos e religiosas somam cerca de 40 mil.

A dimensão missionária da Vida Religiosa Consagrada se caracteriza por estar em locais em que muitos não querem assumir: fronteiras (periferias das cidades; zonas rurais; países em situação de risco, como o Haiti, onde a CRB, em parceria com a CNBB e a Caritas, tem uma comunidade intercongregacional do Brasil, etc.). A grande maioria das missionárias e missionários brasileiros além-fronteiras são religiosos e religiosas.

Comentários