Missão Jovem Diocesana em São Sebastião (AL)


Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco pediu uma Igreja que vá ao encontro do outro. Neste espírito, a Juventude Missionária (JM) da diocese de Penedo (AL) se reuniu, nos dias 6 a 8 de setembro, na cidade de São Sebastião (AL) para vivenciar a Missão Jovem Diocesana.


Os jovens foram acolhidos pelas famílias e distribuídos nos diferentes povoados do município com uma grande responsabilidade: “tornar Jesus conhecido e amado entre essas comunidades e animá-las a uma vivência cristã”. Mesmo com um tempo reduzido, durante esses três dias os jovens visitaram famílias, promoveram encontros com crianças e jovens, identificaram lideranças locais e iniciaram a articulação de grupos de Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Nessa ação, os jovens visitantes partilharam suas vidas e foram evangelizados.

Nas visitas foram percebidas as mais diversas realidades, sendo notória uma grande quantidade de crianças curiosas com a alegria de ser cristãs. Jovens que deixam ou mesmo esquecem Cristo para curtir o fim de semana e comunidades sedentas por expor suas inquietações.

No sábado à noite, todos os missionários se encontraram para a missa da Comunidade seguida de um momento de convivência, mostrando que ser cristão é também estar alegre, cantar e dançar, partilhando toda essa energia.

No domingo pela manhã, foi a vez de reunir com crianças, adolescentes e jovens nos diversos povoados e na matriz o que garantiu a continuação da missão na paróquia, uma vez que as Obras da IAM e da JM iniciaram seus passos.

Uma tarde de partilha com as famílias, a Santa Missa e uma significativa procissão, encerrou a Missão Jovem Diocesana 2013. Na bagagem dos missionários ficou a saudade desse povo simples e acolhedor, inúmeras lições de vida, e principalmente a alegria de ser missionário, lembrando sempre que ainda falta muito para ser feito.

Pena que nossa realidade de trabalho nos impede de passar mais tempo, mas a vivência dessa Missão Jovem me impeliu a me doar mais no anúncio do evangelho”, destacou o jovem Ezequiel Almeida.

Lucas Ferro, da equipe diocesana se mostrou satisfeito e feliz com os frutos da Missão. “A comunidade se animou, grupos de IAM e JM surgiram, e como diria João Paulo II ‘é dando a fé que ela se fortalece (RM 2)’. Que esse espírito de partilha com o outro nos motive a sermos sempre discípulos missionários”, concluiu.

Lucas Roofer, coordenação da JM em Alagoas.


Comentários