#CampanhaMissionária 2013 e a preocupação com a juventude


No mês de outubro acontece a Campanha Missionária. As dioceses pelo Brasil já estão recebendo os materiais para a preparação desse momento que envolve os cristão para a reflexão do tema. O tema desse ano, em sintonia com a Campanha da fraternidade, reflete as preocupações com a juventude. Em entrevista ao ‘Jovens de Maria’,  padre Jaime C. Patias das Pontifícias Obras Missionárias, responsável pela organização da Campanha Missionária, falou sobre a campanha, o tema, e os desafios da Igreja e da juventude na ação missionária.

Jovens de Maria – Qual o enfoque da Campanha Missionária desse ano?
Padre Jaime – Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

Jovens de MariaQual a expectativa para a campanha 2013?
Padre Jaime – A juventude representa dinamismo e criatividade na tarefa missionária que precisa contar com todas as forças. É a fase das escolhas mais importantes na vida. A Igreja no Brasil pode e deve ajudar muito mais na Missão aqui e além-fronteiras, em especial, com a generosidade da sua juventude.

Jovens de Maria –  Qual a responsabilidade das  POM na Campanha Missionária?
Padre Jaime – No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm sua sede em Brasília, DF, e entre as suas atividades na área da formação, animação e cooperação, assumem a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, tarefa realizada em colaboração com a CNBB através do Conselho Missionário Nacional (COMINA). Para dinamizar a Campanha, as POM preparam subsídios de animação como a Novena Missionária que inclui a mensagem do Papa, um DVD com testemunhos missionários, folhetos com as orações dos fiéis para cada domingo do mês, cartazes e envelope para as ofertas. Cabe a cada diocese, paróquia e comunidade organizar e animar a Campanha Missionária entre seus fiéis. Todos os itens da Campanha já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades.

Jovens de Maria Tendo a juventude como tema, como podemos analisar o papel do jovem na ação missionária?
Padre Jaime – Os maiores desafios da juventude é fugir das amarras da sociedade neoliberal do espetáculo e do consumo para, com autonomia e protagonismo, mostrar seus dons e criatividade. Muitos buscam sua auto realização através das drogas e em outras fugas.
Os jovens são generosos, tem coração bom, mas são enganados e levados a viver o mais fácil, o imediato, o descartável e sem consistência. Contamos com jovens conscientes e preparados para evangelizar outros jovens nessas situações concretas.
Com a Campanha Missionária deste ano esperamos ajudar a despertar em nossos jovens o espírito de abertura, de desapego, da missão. Oxalá os jovens sintam a alegria e ocupem os espaços oferecidos com ações em benefício de outros. A Juventude Missionária se propõe a ajudar os jovens a viverem o carisma da Missão voltada para toda a humanidade e não só olhar ao seu redor.

Jovens de MariaQuais os principais desafios para os missionários na atualidade?
Padre Jaime – A Igreja no Brasil está muito aquém daquilo que poderia dar. Ainda se encontra fechada em si, preocupada com o seu mundo pequeno. O número de missionárias e missionários brasileiros além-fronteiras não chega a 2.000 e nos últimos dez anos, não houve melhora, pelo contrário a tendência é diminuir. Estamos ainda muito acostumados a receber e continuamos achando que as nossas necessidades são maiores do que as de outras regiões do mundo. Aqui está o maior desafio: ajudar as nossas comunidades a se abrirem para o mundo na solidariedade, oração e envio de missionários.
Para os missionários e missionárias, um dos maiores desafios é a perseverança e a fidelidade com a missão em situações de conflitos.
Para a juventude o grande desafio é o de ser sal da terra e a luz do mundo para enfrentar as grandes questões da humanidade: a crise ecológica, justiça e paz e a garantia dos direitos humanos, políticas públicas (educação, saúde, moradia, emprego e terra), o monopólio dos meios de comunicação com propostas alienantes e a dependência química.

Campanha Missionária 2013
A Campanha Missionária acontece durante o mês de outubro e procura envolver todos os cristãos, com os grupos e as comunidades, nas dioceses e regionais. É um tempo propício, para refletir sobre a nossa responsabilidade com a missão universal. É nosso compromisso viver a solidariedade, a partilha e a ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta. A coleta do Dia Mundial das Missões (este ano realizada nos dias 19 e 20 de outubro) é um dos objetivos da Campanha.

As POM do Brasil querem ajudar a despertar e criar em cada cristão maior consciência e espírito missionário. Na vida e ação pessoal e comunitária, precisamos responder ao mandato de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

Comentários