Juventude Missionária do Acre realiza encontro estadual


“Ide e fazei discípulos em todas as nações.” Ainda contagiados com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), a Juventude Missionária (JM) do Acre realizou, nos dias 9 a 11 de agosto, mais um encontro estadual com o objetivo de aprofundar e fortalecer a missão. O evento acolheu na paróquia São Mateus, 40 jovens de seis paróquias da diocese de Rio Branco e contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Marcelo Gualberto, responsável pela JM.

"A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar a missão com fidelidade e amor aos apelos do divino Mestre. A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”, recordou padre Marcelo ao abordar temas como a organização da JM, a sua identidade e metodologia, além do perfil do jovem missionário.

Padre Marcelo apresentou ainda o tema da Campanha Missionária deste ano: “Juventude em missão”, que está em sintonia com a temática da Campanha da Fraternidade - CF 2013. Mostrou como os jovens podem aproveitar as reflexões para despertar a vocação missionária e chamou a atenção para os materiais da Campanha, em especial a Novena e o DVD. (Todos esses subsídios encontra-se disponíveis para download no site das POM).

 Na programação, os jovens que foram ao Rio de Janeiro para a JMJ partilharam suas experiências vividas e os que acompanharam pela TV também expressaram seu testemunho.


Segundo a Irmã Fernanda, da coordenação do Comidi em Rio Branco, na região, percebe-se em grande parte dos jovens, o desejo de abraçar e tornar realidade a os grupos da JM. A religiosa explica que, a noite cultural foi um momento forte de entrosamento, diversão e descobertas de talentos. Durante o encontro, os jovens contaram também com a presença e o apoio do pároco de São Mateus, o padre haitiano Onac Axénat, que com generosidade, colaborou e ofereceu o espaço para a realização do trabalho. 


Comentários