Juventude Missionária marca presença na Semana Missionária no Rio de Janeiro


Começa nesta terça-feira (16) em quase todas as dioceses do Brasil a Semana Missionária em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que acontece de 23 a 28 de julho. A iniciativa se estenderá até o dia 21 quando os peregrinos se deslocarão até o Rio de Janeiro para a JMJ. Conhecida como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária surgiu na JMJ de Paris, em 1997 com o objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais.

Delegações de Juventude Missionária (JM) ligadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Espanha e até da Angola na África, já estão na cidade de São Gonçalo (RJ), nas paróquias Sagrado Coração de Jesus - no bairro Mutondo - e Nossa Senhora do Amparo - bairro Antonina - onde foram acolhidos pelas famílias.

O senhor Fernando Moreira, faz parte da equipe de acolhida na paróquia. “Além de ser um momento de acolhida é uma oportunidade para mostrar aos jovens a importância de acolher e de cultivar a união entre os povos e as famílias no mundo e na Igreja”, esclarece e conclui: “quando somos bem recebidos numa casa ou comunidade nós queremos retornar”.

A Semana Missionária em São Gonçalo está organizada em três eixos: um momento cultural para partilhar a diversidade dos povos; experiência de espiritualidade aprofundando o encontro pessoal com Jesus Cristo; e um momento de solidariedade missionária com trabalhos das pastorais sociais e visitas às obras da Igreja.

Está sendo uma experiência de universalidade na Igreja. É muito gratificante perceber que existem jovens comprometidos com Jesus e a Evangelização”, disse padre Carlos Eduardo (Cadú), pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus ao receber os peregrinos. Para ele “é uma riqueza ver jovens evangelizando jovens”.

Juan Esteban Escobar é coordenador da Juventude Missionária (JM) na arquidiocese de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia e está em São Gonçalo com outros 12 colegas. “Estamos felizes em partilhar com a JM de outros países um pouco da nossa cultura, espiritualidade e da missão. Isso nos enriquece muito”, destaca o boliviano.

A delegação da JM do Chile veio com oito jovens. “Estamos agradecidos pelo convite das POM do Brasil por que é muito importante que a JMJ tenha um toque missionário para ir além do turismo e da festa proporcionados pelo encontro. Precisamos mostrar Jesus a estes jovens”, afirma Francisca Barrientas, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Chile.

Sede Missionária das POM
Durante a JMJ Rio 2013, nos dias 23 a 26 de julho, as POM manterão uma Sede Missionária, no Museu Solar do Jambeiro em Niterói (RJ). O espaço oferece uma programação especial que inclui um Encontro Internacional da Juventude Missionária (23/07); Exposição "Maria Mãe de todos os Povos" (23 a 26/07); Exposição "Por uma Igreja toda Missionária" (23 a 26/07); Adoração Eucarística e Espiritualidade Missionária (23 a 26/07). Ao mesmo tempo, as POM também estarão presentes na Feira Vocacional que reúne mais de 100 expositores, na Quinta da Boa Vista.

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem.
Mais informações: juventude@pom.org.br
Tel.: (61) 3340 4494

FONTE: POM - 15/07/2013

Comentários